quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

O QUE É UM SOFTWARE LIVRE?

Segundo a FSF (Free Software Foundation) um Software livre é aquele que o seu desenvolvedor dá a garantia de 4 liberdades simultaneamente aos seus usuários. As 4 liberdades são:

1 - USAR LIVREMENTE "Executar a qualquer propósito", ou seja, tanto pessoa física quanto jurídica pode utilizar o programa para qualquer propósito, em casa para fins didáticos ou domésticos, no escritório para fins lucrativos ou não e outras.

É importante destacar que nem todos softwares (programa) tem essa liberdade encontrada nos Softwares livres, até mesmo porque existem Softwares restritos para fins educacionais, onde no mercado suas licenças são vendidas a preços inferiores como por exemplo o Microsoft Office Student (para esdudantes).


2 - ESTUDAR O FUNCIONAMENTO DO PROGRAMA - Para estudar o programa o usuário deve ter o código fonte do programa "segredo", onde poderá estudar como foi desenvolvido o programa através da sequência de passos utilizados pelo desenvolvedor.

Entende-se que o desenvolvedor deve deixar disponível junto ao programa ou por outro método o código fonte do programa para caso o usuário queira estudar seu funcionamento.


3 - MODIFICAR O PROGRAMA - O usuário tem a liberdade de modificar, adaptar o programa em sua totatidade de acordo com suas necessidades e para isso também é necessário ter o código fonte do programa.

4 - DISTRIBUIR CÓPIAS - O usuário pode fazer quantas cópias desejar do programa, o que podemos entender também que essas cópias podem ser gratuitas e podem ser cobradas também, por isso podemos dizer que não é proibido vender Software Livre e até mesmo as modificações efetuadas.

É importante destacar que a maioria dos Softwares Livres podem ser usados, modificados,estudados e distribuidos livremente, contando que seu código fonte permaneça aberto (disponível)!.


Então percebemos que um Software Livre é aquele que dá as 4 liberdades e que para que o usuário tenha as liberdades de estudar e modificar, o código fonte do programa deve ser aberto.

Não esqueça que essas definições são das FSF que é instituição mais cobrada em concursos públicos, mas que existem outras instituições com outras filosofias.

Abraços e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário