sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

COMENTÁRIOS DO MTUR 2010 - A PROVA ESTAVA NO SEU CADERNO!




Para mim a questão acima foi a que considero mais complicada da prova, por abordar a decoreba de teclas de atalho. Não costumo passar muitas teclas de atalho em sala, passo as mais importantes e acho que o aluno deve pegar uma apostila e tentar decorá-las.

A resposta da questão acima é a Letra “A” as teclas WINDOWS “WINKEY” + HOME faz com que todas as janelas abertas se minimizem exceto a janela ativa. Podemos dizer que a função exercida por essas teclas tem a o mesmo resultado do recurso AERO SHAKE do Windows 7 que apresenta o mesmo resultado quando arrastada a janela ativa para um lado e para outro repetidamente.

-------------------------------------------------------------------------------------




"Para quem fez Grandicas (40 minutos de aula), Simuladão Final (1 aula), Curso Regular (7 aulas), Curso de Exercícios (3 aulas), Plêiade Exercícios (4 aulas), os comentários que eu fiz em sala daria para resolver a questão tranquilamente."

- A letra “A” está incorreta, foi invertida as funções dos programas, pois o Firefox é um navegador de Internet “Browser” e o ThunderBird é um programa cliente de correio eletrônico, ambos softwares livres da mesma empresa “Mozilla”.

- A letra “B” está incorreta. O Linux é um sistema multitarefa e multiusuário. Quando falei em sala que poderia cair alguma coisa sobre Linux, mesmo não estando explicito no edital não estava falando besteira, conheço a banca e sei da possibilidade devido a ter colocado no edital noção de software livre.

- A letra “C” está incorreta. GNOME e KDE são gerenciadores de janelas, ou seja, ambientes gráficos para serem utilizados no Linux.

- A letra “D” está incorreta. O sistema NTFS é um dos sistemas de arquivos padrão do Windows, sendo o EXT o sistema de arquivos padrão do Linux.

A letra “E” é a correta. O Broffice é um pacote de programas para escritório com alguns aplicativos com funções equivalentes ao Microsoft Office.

Programa do Broffice Equivalente ao Ms.Office

Writer equivale ao Word - Editores de Texto
Calc equivale ao Excel - Planilhas eletrônicas
Impress equivale ao PowerPoint - Apresentação de Slides
Base equivale Access - Programa para gerenciamento de Banco de Dados

-------------------------------------------------------------------------------------




A resposta é a letra “C”. O recurso navegação InPrivate pode ser utilizado para o usuário navegar em páginas que mantém sua privacidade ao evitar que cookies, histórico e outros fiquem armazenados na máquina utilizada naquele momento.


Para quem fez Grandicas (40 minutos de aula), Simuladão Final (1 aula), Curso Regular (7 aulas), Curso de Exercícios (3 aulas), Plêiade Exercícios (4 aulas). Todas as turmas que passei pelo MTUR sem nenhuma exceção, falei sobre esse
recurso e ainda elaborei questões envolvendo questão abaixo utilizada no Simuladão.


-------------------------------------------------------------------------------------


A resposta é a letra “C”. Shareware é a empresa ou autor divulgar seu Software, dando a oportunidade do usuário avaliá-lo antes de adquiri. É importante destacar que o usuário poderá utilizá forma gratuita por um período de tempo ou com funções limitadas e é também um Software proprietário, portanto deve seguir as regras do contrato de licença.


Para quem fez Grandicas (40 minutos de aula), Simuladão Final (1 aula), Curso Regular (7 aulas), Curso de Exercícios (3 aulas), Plêiade Exercícios (4 aulas)passei pelo MTUR sem nenhuma exceção, falei sobre esse recurso e ainda elaborei questões envolvendo questão utilizada em sala.




-------------------------------------------------------------------------------------




A resposta é a letra “D”. Realmente foi uma questão complicada. Nas minhas turmas de curso regular com 7 aulas e nas Plêiades de exercícios deu para passar alguma coisa que facilita-se o entendimento da questão, mas mesmo assim foi bem chata a questão. Veja bem! O símbolo & serve para juntar valores e quando um valor está entre “ “ significa que não irá fazer cálculos, irá escrever o valor na célula. Portanto, = “2+3=” não irá efetuar cálculos e sim escrever essa expressão na célula, juntamente com o resultado do cálculo 2 + 3, ou seja, 5.





-------------------------------------------------------------------------------------



- A LETRA “A” contém uma fórmula correta. A questão quer encontrar a média de vendas do Tiago nos três meses informados. Portanto pegar a célula E5 que contém o total das vendas e dividir por três é uma fórmula correta para achar a média aritmética das vendas.

- A LETRA “B” a função correta para achar a média das vendas do Tiago. A função =MÉDIA irá encontrar a média aritmética das células B5:E5 que envolvem as vendas do Mês de julho agosto e Setembro.

- A LETRA “C” a função =SOMA(B5:D5)/3 também encontrará a média, pois irá somar as vendas dos três meses e dividi-la por 3.

- A LETRA “D” a função =SOMA(B5/3;C5/3;D5/3) irá primeiro efetuar as divisões que estão dentro da função SOMA, e depois irá somar os resultados, resultando também a média aritmética das vendas.

- A LETRA “E” é a resposta da questão. É a única fórmula que não resultará a média. O Excel na fórmula =SOMA(B5/3;D5/3) primeiro irá efetuar as divisões que estão dentro da função SOMA.

O Excel irá efetuar as divisões internas a função =SOMA(9000/3;25000/3), e ficará assim =SOMA(3000;8333,333) que resultará 11333,33. Não sendo, portanto a encontrada a média aritmética das vendas de Tiago.


Mais uma vez fui feliz no conteúdo. Para quem fez Grandicas (40 minutos de aula), Simuladão Final (1 aula), Curso Regular (7 aulas), Curso de Exercícios (3 aulas), Plêiade Exercícios (4 aulas). Todas as turmas que passei pelo MTUR sem nenhuma exceção, fiz muitos exercícios envolvendo média e outras fórmulas, dando base para os alunos resolverem facilmente a questão.



-----------------------------------------------------------------------------------


Um resumo final que posso fazer da prova do MTUR, é que foi uma prova tranqüila para quem estudou e realmente absorveu as melhores dicas para a prova. Continuo dizendo que para o sucesso do candidato em concurso público tem uma fórmula: estudo + dedicação + sorte de estudar o conteúdo que irá cair na prova.


Professor Léo Matos - Informática para Concursos

Nenhum comentário:

Postar um comentário