sábado, 22 de janeiro de 2011

Licença GPL/GNU

GPL - General Public Licence (Licença
Pública Geral)


A GPL é uma licença que utiliza os princípios do direito autoral para proteger o software livre e assegurar que ninguém possa torná-lo proprietário. Uma licença de software é um contrato que define as condições de uso daquele programa. O software proprietário utiliza sua licença para proibir que os seus usuários tenham uma série de liberdades.

Dentro da GPL existe o conceito de copyleft. Trata-se de usar o copyright que restringe o direito de cópia para assegurar o seu inverso, a liberdade de copiar. A licença GPL assegura as quatro liberdades para o software livre, ou seja, o uso para qualquer fim, o estudo de seus códigos, a sua melhoria e a sua redistribuição.

Todavia, o copyleft impõe uma restrição importante: nenhum software dele derivado poderá se tornar software proprietário, deve ser obrigatoriamente um Software registrado também em GPL.

Quem o fizer estará violando a GPL e infringindo uma licença registrada por seu autor.

Muitas pessoas que se aproximam do movimento do software livre confundem o copyleft com o conceito de domínio público.
Quando um programa de computador está em domínio público não está protegido pelo copyright. Sem a proteção do direito autoral, a conseqüência pode ser extremamente negativa para o movimento de software livre. Uma empresa ou indivíduo poderia aproveitar o fato de um programa estar em domínio público para tornar proprietárias parte de seu código ou algumas de suas cópias.

Este artigo foi escrito com base no Livro: Software Livre (A luta pela liberdade do Conhecimento) Autor: Sérgio Amadeu da Silveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário