domingo, 30 de janeiro de 2011

Comentários da Prova STM - Nível Médio

A prova que foi aplicada para nível médio mostra exatamente que a matéria Informática muitas vezes surpreende em nossas provas. Ontém a prova de nível superior foi bastante simples, já a de hoje de Nível Médio não foi tão simples. Em minhas PLÊIADES para o STM e Aulões tive a felicidade de novamente ajudar meus alunos com 70% da prova em 4 aulas... Espero que todos vocês tenham feito uma boa prova...

1) No microsoft excel 2003, por meio da função logica 'se', pode-se testar a condição especificada e retornar um valor caso a condição seja verdadeira ou outro valor caso a condição seja falsa.


Questão Certa: Vimos 3 questões em Sala a respeito dessa função. A função SE é uma função condicional, onde sua escrita é =SE(condição;valor verdadeiro;falso). O Excel testa a condição que o usuário digita no argumento condição, se a condição for verdadeira ele faz o cálculo que estiver argumentado no valor verdadeiro, se a condição for falsa ele faz o cálculo que estiver no argumento valor falso.

A1 = 2
A2 = 3
A3 = 4

=SE(A1>A2;A3+2;A3+4)

A1 é maior que A2? 2 é maior que 3? Resposta do teste: Não... ou seja, condição FALSA. Portanto o Excel fará o cálculo do argumento Falso, A3+4, ou seja, 4 + 4 que resulta 8.

O resultado de =SE(A1>A2;A3+2;A3+4) é 8.


2) Na Internet, backbones correpondem a redes de alta velocidade que suportam o tráfego de informaçãoes.


Questão Certa: Backbones são estruturas centralizadoras "espinha dorsal" que tem como função interligar redes. É por onde todos os dados da Internet trafegam antes de atingir o seu Destino. No Brasil existem diversos Backbones espalhados e gerenciados pelas empresas telefônicas.

3) Em uma intranet, utilizam-se componentes e ferramentas empregadas na internet, tais como servidores web e navegadores, mas seu acesso é restrito à rede local e aos usuários da insituição proprietaria da intranet.


Gabarito Oficial Preliminar: CONSIDERADO CERTO.

Na minha opnião Questão Errada: As Intranets realmente utiliza as mesmas tecnologias da Internet para o compartilhamento de recursos entre usuários autorizados de uma organização, mas muitas organizações podem disponibilizar o acesso a parte dessa Intranet para usuários externos (clientes, franquias e outros) através de uma Extranet. O STM em seu Site disponibiliza acesso a essa área restrita (intranet) através de link.

Veja duas questões bem parecidas que foram consideradas erradas pelo Cespe em concursos anteriores...

(CEF 2010 - Técnico Bancário) O acesso ao que se denomina intranet deve ser feito por meio de uma rede local, não sendo possível esse acesso a partir de um computador conectado à Internet, garantindo-se, assim, segurança. (ERRADA).


(TRE-MT 2010 - Analista Judiciário) A intranet disponibiliza serviços semelhantes aos da Internet dentro de uma rede local, mas não permite que esses serviços sejam acessados de outros locais.(ERRADA).


O Recurso...está no site do Grancursos... www.grancursos.com.br

4) Por meio da ferramente Windows Update, pode-se baixar, via internet, e instalar as atualizações e correções de segurança disponibilizadas pela microsoft para o sistema operacional Windows XP.


Questão Certa: Meio escrita de forma estranha, mas descreve a função da ferramenta Windows Update que serve para atualizar o Sistema operacional Windows.
Temos uma questão em nossos exercicios usados em sala que fala da ferramenta.

5)O Microsoft Word 2003 não possui recursos para sombrear ou destacar parágrafos em documentos nele produzidos.

Questão Errada: Existem ferramentas para a finalidade. Vimos em sala a ferramenta "Realce" que é uma espécie de marcador de texto.


6) O outlook tem capacidade de armazenar os dados referentesa mensagens de emailem um computador local, utilizando arquivos .pst.


Questão Certa: Na minha opnião uma questão bastante complexa. O Outlook armazena todas as mensagens de E-mail de suas pastas (caixa de entrada, saída e outros), contatos e outros em um arquivo .pst. O arquivo PST é uma espécie de pacote de dados do Outlook para backup (copia de segurança) para quando o usuário necessitar buscar esses dados como no caso de passar para outro computador, ele possa conseguir.

7) No internet explorer 7, não é possível adicionar, de uma só vez, diversas guias abertas em uma janela à lista de páginas favoritas; para fazê-lo, é preciso adicionar uma guia de cada vez.


Questão errada: No Internet Explorer 7 no Menu Favoritos existe opção que permite adicionar as páginas que estão sendo apresentadas em guias diferentes através do comando "ADICIONAR GUIAS ATUAIS A FAVORITOS". Recurso também muito complicado do candidato conhecer.

8) O SMTP é um protocolo padrão para envio de mensagens de email que, automaticamente, criptografa todas as mensagens enviadas.


Questão errada: Em sala aprendemos a função do protocolo SMTP, que realmente serve para a comunicação do programa cliente de navegação com o servidor no momento que é enviado uma mensagem de correio eletrônico, mas não falei nada a respeito desse protocolo criptografar mensagens. O protocolo que aprendemos em sala que trabalha com criptografia na comunicação do cliente com o servidor é o HTTPS.

Abraços e bons estudos! Até a próxima!

2 comentários:

  1. Professor, a Microsoft não esta mais dando atualização ao windows XP. Vou ter que recorrer nessa questão.

    ResponderExcluir
  2. Fala Rogério! Tudo bem? Se for entrar no mérito mais técnico, ainda sim é possível utilizar o Windows Update do Windows XP para atualizar drives e outros...

    Abraços

    ResponderExcluir