terça-feira, 11 de outubro de 2011

PROVA COMENTADA - INFORMÁTICA INFRAERO 2011

Questão 31: No Internet Explorer 8, opções tais como: tamanho do texto, código-fonte, codificação e estilo são integrantes do menu:


a) Ferramentas
b) Exibir
c) Arquivo
d) Editar
e) Opções da Internet

Resposta: Letra B

Comentário: No MENU EXIBIR do IE que encontramos as opções descritas na questão. Veja a imagem abaixo:


Aproveitando a questão vou comentar as funcionalidades de cada opção descrita na questão.


  • Tamanho do texto: Permite alterar o tamanho da letra do texto apresentado na página visitada, pode ser utilizado para quem tem dificuldade de ler algum texto em fontes pequenas.




  • Código fonte: Exibir o código fonte (linha de comandos HTML) da página visitada, abrindo um editor de códigos do IE8 como ilustrado na figura abaixo.



  • Codificação: Permite selecionar o idioma apropriado para codificar os caracteres da página. Por exemplo, se você visitar uma página em chinês e não estiver conseguindo visualizar os caracteres da página de forma correta, pode ser que precisa usar a codificação no idioma chinês.



  • Estilo: Permite o usuário desabilitar/habilitar o estilo padrão de formatação de uma página. Veja abaixo a imagem de um site da globo.com com estilo padrão e com estilo padrão desativado.

Globo.com com estilo padrão



Globo.com sem estilo padrão

A questão 31 que acabei de comentar você responderia com informações encontradas no meu livro INFORMÁTICA PARA PASSAR nas páginas 804 e 805.


Questão 32: O Advance Fee Fraud ou a Fraude da antecipação de pagamentos, como é o caso do golpe da Nigéria, é um tipo de golpe, entre outros, usado na internet para comumente obter vantagens financeiras dos incautos, denominado:


a) Bot
b) ScreenLogger
c) Vírus de macro
d) Scam
e) Spyware

Resposta: Letra D

Comentário: O Golpe da Nigéria é apenas um dos vários tipos de golpes praticados na Internet com objetivo obter vantagens financeiras que são chamados de SCANS. Você pode encontrar outros tipos de golpes na página para responder questões de concursos no meu Livro INFORMÁTICA PARA PASSAR nas páginas 766 a 769.

O Golpe da Nigéria funciona da seguinte maneira: A vítima recebe uma comunicação oriunda supostamente da Nigéria, de Serra Leoa, da Costa do Marfim, ou mesmo de qualquer outro país que promete uma rica recompensa para quem ajudar o remetente a tirar de seu país uma soma milionária em dinheiro, que está retida por causa de um problema de ordem legal ou política. Aquele que cair no golpe será solicitado a enviar sucessivas quantias em dinheiro para os golpistas, as quais serviriam para liberar certos papéis e transações. As quantias solicitadas variam, mas podem chegar a milhares de dólares. Sempre que o dinheiro está prestes a ser liberado, surge um novo problema e o golpista pede mais dinheiro para resolvê-lo. As pessoas que caem na fraude costumam ficar cegas pela possibilidade de receber milhões de dólares, por isso continuam a remeter os valores pedidos pelos criminosos, até perceberem que não há nenhuma fortuna a receber e que o dinheiro já enviado está perdido para sempre.



Questão 33: Apresenta como característica a não alteração do conteúdo do computador no qual é executado, tanto na memória física quanto dos registros, porque é processado diretamente em um dispositivo que o contém, como um pendrive, por exemplo. Assim, após finalizado, o aplicativo não deixa rastros no computador que, entretanto, deve atender aos requisitos do programa, como memória RAM e velocidade do processador. Trata-se de:


a) Software Caseiro
b) Micro aplicativo
c) Software portátil
d) Porta executável
e) Programa padrão

Resposta: Letra C

Comentário: É uma questão que naturalmente não cai em prova de concursos públicos, mas já que caiu vamos comentá-la.

Um Software Portátil é aquele que não precisa ser instalado no computador do usuário para ser executado. É um tipo de software para o uso em drives portáteis como um Pendrive. O BrOffice por exemplo tem uma versão portável que não precisa ser instalado para ser executado.

Para ser considerado portátil, um programa do software deve ser:


1. Não requerer uma instalação formal antes de poder ser usado (instalação de bibliotecas adicionais no sistema e afins), poderá usar apenas algum tipo de compactação o qual deverá ser descompactado pelo utilizador para um directório á sua escolha.


2. As configurações do programa são guardadas num ficheiro (.ini) que acompanha o mesmo. Se o registo for usado para guardar as configurações da aplicação, esta não é portátil.


3. Não deixar nenhum vestígio (ou quase nenhum) no PC onde é usado, isto é, todos os ficheiro temporários e entradas do registo criadas pela aplicação devem ser removidas automaticamente uma vez terminado o programa.


Fonte: http://softwareportatil.wordpress.com


Questão 34: Um computador é constituído de um conjunto de periféricos. Para controlar cada um deles, o sistema operacional precisa de uma interface de software entre ele e o hardware que é o:


a) Link
b) eprom
c) drive
d) setup
e) driver

Resposta: Letra E

Comentário: Drivers são programas que fazem a comunicação entre o Sistema Operacional de nosso computador e os componentes físicos “hardware”. Existem drivers para: impressora, mouse, placas de vídeo e rede,som, monitor e outro. O Sistema Operacional de nosso computador recebe as instruções contidas no driver de um dispositivo para saber como fazer para se comunicar com o Hardware. Ao instalar o Driver de uma impressora, seu Sistema Operacional passa a saber em que porta está conectado o Dispositivo e quais suas características operacionais.
Podemos dizer que o Sistema Operacional se comunica com os periféricos através dos Drivers.





   Obs.: Drive sem o “r” não tem o mesmo significado, consiste em drive de leitura ou leitura e gravação como, por exemplo: drive de CD e drive de Disquete.


Questão 35: Na célula A1 de uma planilha MS. Excel 2007 foi digitado “43 + base” e na, célula A2, foi digitado “44 + base”. Pela alça de preenchimento, A1 em conjunto com A2 foram arrastadas até A4, e depois, as células de A1 até A4 foram arrastadas para a coluna B. Desta forma, após a operação completa de arrasto, a célula B3 apresentou o resultado:


a) 45 + base
b) 46 + base
c) 47 + base
d) 48 + base
e) 49 + base


Resposta: Letra A

Comentário: É um tipo de questão que quando é cobrada tem como objetivo evitar que o candidato acerte, mas vamos aos comentários.

A alça de preenchimento do Excel tem como objetivo preencher as células de uma planilha de forma rápida usando a lógica. O usuário informa o valor da primeira célula e o restante será preenchido de acordo com a lógica. Veja o exemplo abaixo:


Na questão o enunciado pede para preencher as células A1 e A2 e selecioná-las da maneira ilustrada abaixo, e logo após arrastá-las pela alça de preenchimento para a célula A4. Veja abaixo o resultado:


Perceba que o Excel entende que o usuário quer fazer o preenchimento das demais células em seqüência lógica e automaticamente faz o número 43 nas próximas células aumentar em seqüência.


No próximo passo a questão pede para arrastar o conteúdo das células A1 até A4 para a coluna B, veja o resultado desse procedimento na imagem abaixo:



A questão pede o valor que ficará preenchido na célula B3, portanto o resultado é 45 + base.


A questão 35 que acabei de comentar você responderia com informações encontradas no meu livro INFORMÁTICA PARA PASSAR nas páginas 517 e 518.

 
Abraços para todos e até a próxima!
Prof. Léo Matos




3 comentários:

  1. Excelentes comentários. Obrigada professor pela sua disposição sempre.

    ResponderExcluir
  2. Professor

    Estou tentando usar alça de preenchimento do meu excel 2007 usando os meses do ano. Começo com janeiro e arrasto a alça para baixo, mas os demais meses nao aparecem, e sim o mes de janeiro que se repete. Por que sera...

    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  3. Professor onde posso encontrar uma lista de exercício de excel?!

    ResponderExcluir