quarta-feira, 5 de outubro de 2011

GABARITO PRELIMINAR DO CESPE PARA PROVA DO BRB

Alunos e Concurseiros infelizmente algumas questões comentadas no Post passado sobre COMENTÁRIOS DA PROVA DE ESCRITURÁRIO BRB não bateram com  o gabarito Preliminar do CESPE.

A questão do GADGET.

Questão 32: No Windows Vista, um Gadget de Barra Lateral é Constituído por pelo menos um arquivo html e um arquivo de definição xml, podendo também incluir outros arquivos, como arquivos de imagem (png e jpg), folhas de estilo (css) e scripts (javascript e vbscript). todo o conteúdo do gadget é armazenado em um arquivo zip renomeado com a extensão .gadget.


Gabarito preliminar do CESPE deu como CERTA
Eu tinha comentado como ERRADA.

Comentário: No momento que fiz a leitura da questão, pensei que se tratava de conceito sobre GADGETS do Windows, por isso dei como ERRADA, mas o CESPE pegou um texto do Site da Microsoft no link que segue http://msdn.microsoft.com/pt-br/magazine/cc163370.aspx.

Foi uma questão sobre a estrutura da ferramenta, ou seja, o CESPE queria que você candidato soubesse quais os componentes que compõe o GADGET, no meu modo de ver uma questão colocada pelo examinador para os candidatos errarem mesmo. Mesmo um candidato que soubesse o conceito de GADGET não responderia corretamente a questão, e mesmo um candidato com conhecimentos avançados em Informática também não saberia responder a questão. Não vou criar recurso para a questão, já que o CESPE pode alegar que o próprio fabricante dá o conceito dos componentes, seria tempo perdido.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------

A questão do BROffice "dá recurso"

Questão 35: No BrOffice 3.3, o documento odt, do Writer, e o ods, do Calc, podem apresentar dois níveis de segurança com senha; um nível para a senha de abertura de arquivo, que permite impedir a leitura de seu conteúdo ; o outro para a senha de edição, que permite proteger o arquivo de modificações realizadas por pessoas não autorizadas. Essa funcionalidade permite, ainda, atribuir o direito de edição a determinado grupo de pessoas e apenas o de leitura aos demais usuários.


Gabarito preliminar do CESPE deu como CERTA
Eu tinha comentado como ERRADA.

Comentário: A questão acima ainda seguro minha resposta como ERRADA. O Final da questão fala sobre a possibilidade de ATRIBUIR direitos de edição ao documento para determinado grupo de pessoas e apenas o de leitura aos demais usuários. Não existe recurso para definir tais direitos a grupos diferentes de pessoas. Conversando com outro professor de Informática ele tentou me convencer que a questão utiliza o sentido literal da palavra "grupo de pessoas", como se fosse no seguinte entendimento: quando coloco uma senha no documento, parte das pessoas que tem a senha vão poder acessar as informações e alterá-las e as demais que não tiverem a senha não terão tais privilégios. Concordo que podemos interpretar a questão dessa maneira, mas a questão não foi clara o suficiente para indicar para o candidato que se tratava do sentido literal da palavra e não de ATRIBUIÇÕES a grupos de usuários criados pelo usuário dono do arquivo, então o candidato poderia se confundir e acabar marcando errado, por isso é uma questão passível de anulação.

Copie e cole o embasamento acima para criar o recurso...

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

A questão do xis da imagem no IE

Questão 36: A exibição, em uma pagina da web acessada por meio do IE , de um xis vermelho (ou outro espaço reservado) no lugar de uma imagem pode ocorrer em razão de: o link para a imagem na página da web estar quebrado; o tipo de arquivo da imagem não ser suportado pelo IE; o computador não ter espaço suficiente em disco para armazenar os arquivos temporários de que precisa para mostrar as imagens; o IE estar configurado para bloquear os programas utilizados para a exibição das imagens


Gabarito preliminar do CESPE deu como CERTA
Eu tinha comentado como ERRADA.

Comentário: A questão é o mesmo caso da primeira comentada nesse artigo, o CESPE pegou um texto do Site da Microsoft no link que segue

http://windows.microsoft.com/pt-BR/windows-vista/Why-cant-I-see-the-pictures-on-a-website  e colou na prova do BRB sem nenhum tipo criatividade, sem saber que é uma tradução do texto original do Inglês para o Português.

Questões como essa não tem como entrar com recurso, já que o CESPE alegará que foi retirado do site do fabricante, mas aqui vou deixar a minha indignação, pois sei que tem informações na questão que na prática não tem o resultado escrito no site.
-----------------------------------------------------------------------------------------


Obrigado pela atenção! E continuem estudando, pois o nível de questões estranhas estão aumentando principalmente no CESPE.















2 comentários:

  1. Você sabe se essas correções ja foram feitas,porque eu peguei o meu gabarito e as suas respostas não estão batendo,além alumas questões aqui que não foram comentas por você,que eu dei uma pesquisada e a resposta do Cespe também esta errada.Você pode me ajuda?
    Meu e-mail é :suelen.crysthine@hotmail.com,esero resposta.

    ResponderExcluir
  2. Na questão 35 do Broffice eu acho que ele foi bem claro ao falar "Essa funcionalidade permite, ainda, atribuir o direito de edição a determinado grupo de pessoas e apenas o de leitura aos demais usuários" estava comparando ao recursos permissão do office onde vc pode permitir que algumas pessoas apenas vejam o arquivo enquanto outras poderão ver, copiar e/ou imprimir

    ResponderExcluir