segunda-feira, 3 de outubro de 2011

COMENTÁRIO DA PROVA DE ESCRITURÁRIO PARA O BRB

Alunos e Concurseiros, a prova de Informática do BRB não estava tão fácil. Algumas questões vistas em sala de aula não foram difíceis de interpretá-las, mas cairam 3 questões que considero complicadas de interpretar até para quem conhece a ferramenta! Em resumo posso dizer que o CESPE mais uma vez surpreendeu em algumas questões. Vamos aos comentários e gabarito preliminar:

Questão 31: Apesar de Multiusuário e multiprogramável, o sistema operacional Linux não permite o redirecionamento de entrada e saída de dados.


Questão Errada

Comentário: O Linux é um sistema multiusuário e multiprogramável (multitarefas), mas permite o redirecionamento de entrada e saída de dados.

O que é redirecionamento de entrada e saída de dados?

Nos sistemas operacionais modernos a entrada de dados ocorre através do teclado e saída através do Monitor, esse é o padrão do funcionamento. Mas em algumas ocasiões pode ser necessário direcionar a saída para um arquivo ou fazer com que a saída de um comando seja a entrada do outro.

Por exemplo:

O Comando ‘cat’ no Linux serve para visualizar ou concatenar “juntar” o conteúdo de arquivos. Veja o exemplo abaixo do comando ‘cat’ sendo utilizado para visualizar o conteúdo do arquivo informativo.txt.

Logo abaixo está o comando ‘cat’ sendo usado para concatenar “juntar” o conteúdo de dois arquivos de texto:

No Exemplo acima o comando ‘cat’ deu a o resultado, ou seja, a saída para apresentação na tela “monitor”, mas podemos utilizar o redirecionamento para mandar o resultado para um arquivo. Veja o exemplo abaixo:




O resultado da concatenação feita pelo ‘cat’ não foi apresentado em tela, foi redirecionado para o arquivo “brb” utilizando o operador ‘>’ . Se o usuário quiser ver o conteúdo do arquivo “brb” basta aplicar o comando: cat brb.



Existem outros operadores para redirecionamento como: < e o “pipe”.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Questão 32: No Windows Vista, um Gadget de Barra Lateral é Constituído por pelo menos um arquivo html e um arquivo de definição xml, podendo também incluir outros arquivos, como arquivos de imagem (png e jpg), folhas de estilo (css) e scripts (javascript e vbscript). todo o conteúdo do gadget é armazenado em um arquivo zip renomeado com a extensão .gadget.

Gabarito Preliminar CESPE deu como CERTA
Questão que comentei como Errada

Comentário: Aprendemos em sala o conceito de Gadgets. Veja o conceito abaixo:


O Windows contém miniprogramas chamados gadgets que oferecem informações rápidas e acesso fácil a ferramentas usadas com frequência. Por exemplo, você pode usar gadgets para exibir uma apresentação de slides ou exibir manchetes atualizadas continuamente. Alguns gadgets incluídos no Windows 7 são: Calendário, Relógio, Tempo, Manchetes do Feed, Apresentação de Slides e Quebra-cabeças de Imagens.


Veja a imagem acima da área de trabalho do Windows com vários Gadgets.

Obs.: O CESPE tirou a questão acima do site da Microsoft que fala exatamente dos componentes dos GADGETS, não é passível de recurso.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Questão 33: Diferentemente do que ocorre em outros aplicativos, em que as marcas d’água são visíveis apenas na versão impressa dos documentos, no Word 2007, elas podem ser visualizadas na tela do computador em todos os modos de exibição, a saber: layout de impressão, layout da web, leitura em tela inteira, estrutura de tópicos e rascunho.


Questão Errada


Comentário: Outra questão comentada em sala na aula de Word. Ainda dei o exemplo da marca d’água que não aparece em todos os modos de exibição do Word. No Word existem todos os modos de exibição de documentos mostrados acima na questão.



Layout de impressão: Mostra o documento o mais próximo da impressão, ou seja, mostra cabeçalhos e rodapés, margens bem definidas e outros objetos do documento. Mostra a marca d’água.



• Layout da Web: Mostra o documento o mais próximo de uma página da Web, mostrando links e outros. Mostra a marca d’água.


Leitura em tela Inteira: Mostra o documento em páginas abertas e tamanho de fonte maior, é o melhor modo para ler documentos já que mostra o documento como um livro aberto. Mostra a marca d’água.


Estrutura de Tópicos: Mostra o documento em forma de tópicos que podem reduzir o conteúdo de um documento de forma resumida. Não Mostra a marca d’água.


Rascunho “normal”: Mostra o documento sem organização, só um texto corrido sem mostrar as imagens e marca d’águas, não mostra cabeçalhos e rodapés e outros.

--------------------------------------------------------------------------------------------------

Questão 34: No Microsoft Office Excel 2007, é possível salvar uma planilha como um arquivo pdf sem a prévia instalação de qualquer complemento de software ou aplicativo que realize essa função.



Questão Errada


Comentário: Outra questão comentada em sala. Quando expliquei sobre salvar documentos em formatos PDF, falei sobre o Office 2007 que deve ser instalado um suplemento do site da Microsoft para exportação nesse formato, e que no Office 2010 não precisa, pois já vem com o suplemento interno. Veja abaixo a informação exibida nos tópicos de ajuda do próprio Office 2007:




----------------------------------------------------------------------------------------------

Questão 35: No BrOffice 3.3, o documento odt, do Writer, e o ods, do Calc, podem apresentar dois níveis de segurança com senha; um nível para a senha de abertura de arquivo, que permite impedir a leitura de seu conteúdo ; o outro para a senha de edição, que permite proteger o arquivo de modificações realizadas por pessoas não autorizadas. Essa funcionalidade permite, ainda, atribuir o direito de edição a determinado grupo de pessoas e apenas o de leitura aos demais usuários.

Gabarito Preliminar CESPE deu como CERTA

Questão Errada

Comentário: O BrOffice Writer e o Calc permitem salvar com senha para abertura através do “Menu Arquivo” opção “Salvar”, e também permitem proteger o documento contra alterações através do “Menu Ferramentas” opção “Opções”, mas não consegui encontrar a ferramenta que permite definir um grupo de pessoas para definir restrições e liberdades.

----------------------------------------------------------------------------------------------
Questão 36: A exibição, em uma pagina da web acessada por meio do IE , de um xis vermelho (ou outro espaço reservado) no lugar de uma imagem pode ocorrer em razão de: o link para a imagem na página da web estar quebrado; o tipo de arquivo da imagem não ser suportado pelo IE; o computador não ter espaço suficiente em disco para armazenar os arquivos temporários de que precisa para mostrar as imagens; o IE estar configurado para bloquear os programas utilizados para a exibição das imagens.

Gabarito Preliminar CESPE deu como CERTA


Questão Errada

Comentário: O fato da imagem aparecer com o x (xis vermelho) pode ser em razão: do Link para a imagem estar quebrado pelo fato de não encontrar a imagem no servidor, a imagem colocada no site não ser suportada pelo navegador como por exemplo uma imagem .tif.


Na questão ele coloca duas opções que para mim não são suficiente para aparecer o (xis): o computador não ter espaço suficiente em disco para armazenar os arquivos temporários e IE estar configurado para bloquear os programas utilizados para exibição das imagens.


Quando a pasta temporária está cheia, ela apaga automaticamente os arquivos mais antigos, para acomodar os mais novos. E o que pode ocasionar o não aparecimento da imagem, é o IE estar configurado para não mostrar imagens e não por programas estarem bloqueados.

Obs.: O CESPE tirou a questão acima do site da Microsoft que fala exatamente dos componentes dos GADGETS, não é passível de recurso.

--------------------------------------------------------------------------------------------------

Questão 37: Embora o buscador do Google proponha, nos casos em que o usuário digite uma palavra de forma errada, a pesquisa com base na grafia correta da provável palavra, ele ainda não propicia a busca semântica, por meio da qual se exibem outras palavras com significado similar ao daquela pesquisada pelo usuário.


Questão Errada

Comentário: O GOOGLE implementou em 2009 em sua ferramenta de busca, um algoritmo que procura também por semânticas.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Por IDG News Service/EUA


"Se você busca por 'princípios da física', nossos algoritmos entendem que 'momento angular', 'relatividade especial', 'big bang' e 'mecânica quântica' são expressões relacionadas que podem ajudar a encontrar o que você quer", afirma post no blog oficial da companhia.


Questão 38: O usuário que utilize um computador com o S.O Windows XP conectado a uma rede local pode configurar o endereço e a porta de um PROXY para acessar a internet clicando o MENU OPÇÕES de telefone e modem, no painel de controle.


Questão Errada

Comentário: Para configurar o PROXY o usuário deve acessar OPÇÕES DE INTERNET do Painel de Controle.



O que é PROXY?


O Proxy é um servidor intermediário que atende a requisições dos clientes e repassando-as ao servidores: um usuário (cliente) conecta-se a um Servidor Proxy, requisitando a abertura de alguma página, o Servidor Proxy pode bloquear alguns tipos de conexões por não estar a dentro das políticas do Administrador como por exemplo a página do ORKUT.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Questão 39: A central de sincronização do Windows permite vincular dois arquivos armazenados em locais distintos, de modo que a exclusão de um desses arquivos acarreta automaticamente a exclusão do outro pela central.


Questão: Certa

Comentário: A ferramenta Central de Sincronização do Windows 7 se encontra no Painel de Controle e ajuda a manter duas ou mais versões do mesmo arquivo, armazenadas no computador e em um local de rede, idênticas (sincronizadas). Por exemplo, se houver uma adição ou exclusão ou qualquer alteração em um arquivo em um local, como os arquivos estão sincronizados com a Central de Sincronização, o mesmo arquivo no segundo local corresponderá ao outro.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------

Questão 39: A Ferramenta Navegação InPrivate do IE proporciona anonimato ao usuário na internet , impedindo que os sítios por ele visitados o identifiquem por meio de seu endereço da web e que sejam gravadas no computador utilizado na navegação informações acerca dos sítios visitados.



Questão Errada


Comentário: Aprendemos em sala que a ferramenta Navegação InPrivate do Internet Explorer evita que informações como os Cookies, histórico e temporários fiquem armazenados no computador utilizado ao final da navegação, ou seja, navegar de forma privada sem deixar informações sobre a visita no computador utilizado. Mas a ferramenta não evita que sites saibam que está tendo acesso ao seu ambiente, já que muitos utilizam mecanismo de autenticação por senha e login, e para isso é feito uma identificação do usuário visitante.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------
 

Chegamos ao fim de mais uma prova comentada, espero que tenham gostado!!!
Agora é só esperar o gabarito preliminar do CESPE para ver se há divergências...

Abraços
Prof. Léo Matos








 


2 comentários:

  1. Olá professor, acabei de ver o tira-teima e a minha dúvida é quanto a questão sobre sincronização do windows: na página do windows http://windows.microsoft.com/pt-BR/windows-vista/Sync-Center-frequently-asked-questions onde trata das perguntas mais frequentes sobre o referido assunto, temos: "O que é sincronização? Sinc é a abreviatura de sincronização. No Windows, sincronização é o processo de manter duas ou mais versões do mesmo arquivo armazenadas em locais diferentes com uma correspondência entre elas. Se você adicionar, alterar ou excluir um arquivo em um local, o Windows poderá adicionar, alterar ou excluir o mesmo arquivo nos outros locais com os quais você decidir sincronizar, quando você quiser." Note que no meio da resposta, ele diz que pode, não que será automático. Então não seria falsa?

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Professor, a questão que fala em navegação in private, eu achei muito confusa , será que e possível um recurso no futuro ?

    ResponderExcluir