terça-feira, 27 de setembro de 2011

COMENTÁRIO DA PROVA EBC NÍVEL SUPERIOR

COMENTÁRIO PROVA EBC CARGO 20 – Analista...
 
Questão 29: Na árvore de diretórios do Linux, o /lib contém os programas necessários à inicialização do sistema, e o /home contém os arquivos e diretórios dos usuários.
 
Resposta: Questão ERRADA
 
Comentários: Na turma que estava se preparando para o concurso do EBC no Grancursos do SIG passei informações sobre os diretórios do Linux suficientes para responder a questão acima rapidamente.
 
O Linux organiza os seus arquivos separando-os de acordo com a sua importância ou função em uma árvore de diretórios. O Diretório Raiz que quando aberto é representado por uma “/” é o principal diretório do Linux, e todos os outros diretórios estão organizados dentro dele. Cada diretório armazena um tipo de conteúdo específico.
 
 A questão está incorreta, pois o diretório /lib é reservado para armazenar os arquivos de biblioteca (no Windows são chamados de arquivos dll) e módulos (drives) do Kernel, compartilhados com freqüência pelos programas instalados no sistema. O diretório que contém os programas e arquivos necessários para inicialização do Sistema é o /boot.
 
O final da questão está correto, pois o diretório /home é reservado para guardar os documentos pessoais dos usuários comuns. Cada usuário comum terá um diretório exclusivo dentro de /home. Por exemplo: quando eu ligo meu computador, faço o login como meu nome de usuário “leomatos” e senha, automaticamente é criado um diretório exclusivo /home/leomatos para armazenamento de meus arquivos pessoais, como fotos, músicas, documentos e outros. Este diretório é bem semelhante ao funcionamento do “Documents and Settings” do Windows onde está armazenado a pasta “Meus Documentos” que também é exclusiva de cada conta de usuário.
 
 
Questão 30: O Windows 7 Professional grava os arquivos em formato nativo ext3 e fat 32; o Linux utiliza, por padrão, o formato NTFS, mais seguro que o adotado pelo Windows.
 
Resposta: Questão ERRADA
 
Comentários: Questão também bastante comentada nas aulas. O Windows utiliza como sistemas de arquivos (regras para preparar o disco para alocação de arquivos) nativos o Fat16, 32 e NTFS (mais moderno e seguro), e o Linux utiliza como padrão o sistema de arqivos EXT1,2,3,4. Portanto, a questão está incorreta quando escreve que o Windows utiliza EXT 3 como padrão e o Linux NTFS.
 
Questão 31: O Firefox SYNC, recurso presente na versão 5 do Mozilla Firefox, permite sincronizar o histórico, favoritos, abas e senha entre um computador e um dispositivo móvel.
 
Resposta: Questão CERTA
 
Comentários: Foi a única questão não comentada em sala. Quando se fala de navegador de Internet já pensamos na tendência de questões referentes ao Internet Explorer. O Recurso chamado de Firefox SINC permite sincronizar a lista de favoritos, histórico e outros com outros dispositivos como por exemplo um smartphone “celular”.
 
Questão 32: O Mozilla Firefox 5 e o Google Chrome 12 permitem adicionar complementos ao navegador, acrescentando funcionalidades para os usuários, diferentemente do Windows Internet Microsoft Explorer 9.0, que não disponibiliza esse tipo de recurso.
 
Resposta: Questão Errada
 
Comentários: Questão também comentada em sala sobre os complementos do Internet Explorer. A questão está incorreta, o Internet Explorer também utiliza complementos. Afinal, o que são complementos? Complementos são programas “plugins” que são instalados com ou sem consentimento do usuário que trazem funcionalidades a mais para o navegador de Internet, por exemplo, existem complementos que permitem visualizar vídeos, animações, ler PDFs sem a instalação do Adobe Acrobat Reader.
 
Questão 33: Tanto no Microsoft Word 2010 como no Microsoft PowerPoint 2010, é possível inserir seções no documento que estiver sendo editado.
 
Resposta: Questão Errada
 
Comentários: Trabalhamos com seções no Word com objetivo quebrar alguns padrões do programa, por exemplo: Um cabeçalho inserido em uma página do documento será estendido por todas as outras páginas, e se alterarmos o cabeçalho de uma página serão alterados os das demais. Para colocar cabeçalhos diferentes no documento devemos quebrar o documento em seções para que cada uma delas possam ter cabeçalhos diferentes. A questão está errada por não trabalharmos com seções no PowerPoint.
 
Questão 34: O aplicativo BrOffice Draw 3, desenvolvido para a criação de apresentações multimídias, permite, por meio do recurso slide mestre, o gerenciamento e a alteração do leiaute de vários eslaides a partir de um único local.
 
Resposta: Questão Errada
 
Comentários: Vimos em sala que o Aplicativo BrOffice Draw é para desenvolvimento de desenhos vetoriais (cartões, panfletos, capas de livros e outros) e não para apresentações de eslaides. O programa do pacote BrOffice para criação de Apresentações é chamado de BrOffice Impress. Se no lugar de Draw tivesse escrito Impress a questão estaria verdadeira, já que o Slide Mestre é um Slide Modelo que controla toda a aparência da apresentação.
 
Questão 35: No Microsoft Word 2010, é possível encontrar recursos como dicionário de sinônimos, verificação ortográfica, controle de alterações e, ainda, criar restrições de formatações e edição do documento.
 
Resposta: Questão Certa
 
Comentários: Todos os recursos apresentados na questão existem no Word.
 
Questão 36: No BrOffice Writer 3, é possível aplicar estilos de texto no documento em edição, como, por exemplo, título 1 e título 2, e , com esses estilos, criar sumários por meio da opção índices do menu inserir ou , ainda, criar referências cruzadas por meio da opção referência, no mesmo menu.
 
Resposta: Questão Certa
 
Comentários: Na aula de Word aprendemos a ferramenta estilos que é um conjunto de formatações que podem ser aplicadas a um texto com objetivo padronizar documentos. Aprendemos também que para criar um sumário o usuário deve marcar as entradas que pretende colocar no índice através de um estilo de título, e deve fazer isso antes de mandar criar o índice. No Writer deve ser feito o mesmo, marcar as entradas com estilo de título.
 

Depois de marcar as entradas com estilo de título deve acessar “MENU INSERIR” opção “ÍNDICES” como a questão indica. Portanto, a questão está verdadeira.



Questão 37: Na guia Dados do Microsoft Excel 2010, é possível acionar a funcionalidade Filtrar, que realiza a filtragem de informações em uma planilha, permitindo filtrar uma ou mais colunas de dados com base nas opções escolhidas em uma lista ou com filtros específicos focados exatamente nos dados desejados.

Resposta: Questão Certa

Comentários: Quando apresentei em aula a ferramenta FILTRO dei a seguinte definição: A ferramenta Filtro permite filtrar dados de uma planilha, mostrando apenas as linhas que atenderem o critério informado na coluna correspondente. A questão está correta veja o exemplo abaixo:


a tabela acima está sem filtro



o usuário está nesse momento acionando a ferramenta Filtro da Guia Dados



A tabela acima agora está filtrada para aparecer apenas as linhas com estado DF


Poderíamos no exemplo acima, filtrar também somente os candidatos que tiveram votos acima de 100, ou seja, deixando claro porque o examinador da questão colocou que podemos escolher “filtros específicos focados exatamente nos dados desejados”.


Questão 38: No BrOffice Calc 3, ao se digitar a fórmula =Planilha2!A1+$A$2 na célula A3 da planilha “Planilha1”, será efetuado a soma do valor constante na célula A1 da “Planilha 2” com o valor absoluto da célula A2 da Planilha1.

Resposta: Questão Errada

Comentários: A questão estaria certa se no lugar da expressão =Planilha2!A1+$A$2 estivesse escrito =Planilha2.A1+$A$2, ou seja, aprendemos que no CALC para fazer referências tridimensionais “a planilhas externas” não se utiliza da exclamação “!” como é utilizado no Excel, no Calc utilizamos o ponto “.” para fazer referência a dados de planilhas externas. Foi outra questão fácil para quem assistiu minhas aulas para EBC.


Termino aqui mais uma prova comentada e agradeço pela sua visita a meu blog.

Aproveito para deixar algumas recomendações:

Para quem vai fazer o concurso do TSE recomendo meu curso de 3 aulas de Exercícios com base na Consulplan que inicia 09/10 domingo matutino. Serão 3 Domingos de muito Exercício, o Curso está confirmado no Grancursos do SIG.

Para quem tem dificuldades em Informática para concursos públicos recomendo comprar meu livro INFORMÁTICA PARA PASSAR que já está a venda nas maiores livrarias e no site http://www.editoragrancursos.com.br/.

Abraços e até a próxima.

Um comentário:

  1. A questão 33 está certa, existe a possibilidade de inserir seções no PowerPoint 2010. Na própria palavra da ajuda do PP2010, "No Microsoft PowerPoint 2010, é possível usar o novo recurso Seções para organizar seus slides, muito semelhante à maneira como você usa pastas para organizar os seus arquivos. Você pode usar seções nomeadas para controlar grupos de slides e pode atribuir seções a colegas para esclarecer a propriedade durante a colaboração. Se estiver começando do zero, as seções poderão até ser usadas para destacar os tópicos em sua apresentação." Att.

    ResponderExcluir