domingo, 24 de julho de 2011

COMENTÁRIO DA PROVA PARA SOLDADO COMBATENTE DOS BOMBEIROS DF

MAIS UMA PROVA DE CONCURSO COM VÁRIAS QUESTÕES DE INFORMÁTICA, FORAM 15 QUESTÕES PARA ALERTAR OS CONCURSEIROS A IMPORTÂNCIA DA MATÉRIA NOS CONCURSOS ATUAIS...

Antes de comentar as questões vou divulgar alguns cursos confirmados no Grancursos para os alunos interessados em ter um curso COMPLETO de INFORMÁTICA PARA CONCURSOS.

- Dois cursos confirmados no GranCursos Taguatinga!
80Hs Manhã 15/08 e Noturno 26/08

- Tenho turmas no SIG Confirmadas!
80Hs Manhã 12/08 e Noturno 29/08

Mais informações: (61) 3031 7777


Questão 71: Em algumas das distribuições do Linux disponíveis na Internet, pode-se iniciar o ambiente gráfico por meio do comando startx.

A questão está CERTA!

Em muitas distribuições como, por exemplo, a DEBIAN podemos inicializar o sistema tanto em modo gráfico “modo janelas” como em modo texto “comandos”, caso inicie em modo texto e o usuário necessite ir ao modo gráfico pode executar o comando startx.


Questão 72: O Windows XP Professional possibilita o salvamento de arquivos de texto e planilhas eletrônicas na área de trabalho.

A questão foi de graça! Está CERTA!


Questão 73: No Windows XP Professional, é possível abrir uma janela de comando do tipo prompt do DOS por meio do comando cmd.exe.

A questão é CERTA!
Através da ferramenta “Executar” encontrada no Menu Iniciar podemos executar programas, abrir arquivos e até páginas da Internet. Se digitarmos CMD ou CMD.EXE abrirá o PROMPT de comandos do Windows que é uma herança do sistema operacional MS-DOS.




Questão 74: O principal ambiente gráfico no Linux é o bash, por meio do qual é possível manipular e gerenciar o ambiente gráfico, usando-se telas gráficas com alta resolução.

A questão é ERRADA!
Bash é um exemplo de ambiente de comandos textuais (Shell - interpretador de comandos) não é um gerenciador de janelas para ambientes gráficos. Os principais gerenciadores de janelas do Linux são chamados de: GNOME, KDE e BLACKBOX.



A figura acima é o BASH


A figura acima é o GNOME “Ambiente gráfico”


Questão 75: O software Microsoft Outlook Express não suporta a criação de filtros de correio eletrônico embasados em alguns dados da mensagem, entre eles o emissor e o receptor da mensagem.

A questão é ERRADA!
O Outlook Express é um programa de Correio eletrônico simples sem muitas funcionalidades, mas apresenta sim opções para filtrar mensagens de emails recebidas como, por exemplo:

- Bloquear mensagens de um remetente especificado pelo usuário através de regras de mensagens.
- Encaminhar mensagens de um remetente automaticamente para uma pasta definida pelo usuário.

Para criar regras que filtram as mensagens recebidas o usuário poderá ter acesso através do Menu Ferramentas > Regras para Mensagens




Questão 76: Independentemente do tipo de conexão à Internet, quando se utiliza o navegador Mozilla Firefox, o protocolo HTTP usa criptografia, dificultando, assim, a interceptação dos dados transmitidos.

A questão é ERRADA!

O protocolo HTTPS é utilizado para a comunicação do navegador com o servidor utilizando algoritmos de criptografia como o SSL “Secure Socket Layer” que embaralha as mensagens dificultando a leitura das informações interceptadas, mas o protocolo HTTP faz a comunicação sem criptografia, ou seja, sem sigilo.



Questão 77: Quando se usa o software Mozilla Thunderbird, a leitura de alimentadores de notícias (feeds) não pode ser feita utilizando-se o padrão RSS (Really Simple Syndication).

A questão é ERRADA! Tanto o Microsoft Outlook quanto o Mozilla Thunderbird são programas de correio eletrônico com suporte a Feeds “RSS”.

O Thunderbird oferece-nos uma ferramenta que permite recebermos por e-mail, todos os últimos conteúdos publicados num determinado Site, que utiliza o RSS para publicação dos seus conteúdos. Sendo assim sempre que exista um novo conteúdo num Site, que tenhamos subscrito, receberemos um e-mail com o respectivo conteúdo, em pastas específicas que o próprio Thunderbird cria.



Questão 78: O Internet Explorer suporta os protocolos HTTP, HTTPS e FTP.

A questão é Certa! Os protocolos HTTP (sem criptografia) e HTTPS (com criptografia) são utilizados pelo Internet Explorer ou qualquer outro aplicativo navegador para se comunicar com o servidor Web onde estão localizadas as páginas visitadas pelo usuário.

O protocolo FTP é utilizado pelo navegador para se comunicar com o servidor para o usuário transferir arquivos pelo serviço de transferência de arquivos via FTP.




Questão 79: Arquivos do tipo .exe não podem ter a data de criação alterada, pois esse procedimento modifica informações contidas no registro do sistema operacional.

A questão foi meio chatinha não é? Mas é CERTA! Não podemos alterar a data de criação de um arquivo executável, é uma medida de segurança do Windows.



Questão 80: A data de criação do arquivo é modificada toda vez que o arquivo é alterado.

Essa foi fácil! ERRADA! A data que é modificada quando o arquivo é alterado é a Data de modificação. A data de criação é gravada nas propriedades do arquivo no momento que gravamos o arquivo no disco.


Questão 81: As propriedades de um arquivo não são, geralmente, alteradas quando se altera a extensão desse arquivo.

O Gabarito Preliminar do Cespe deu a questão como CERTA! Mas para mim a questão é mal elaborada, pois parte das propriedades do arquivo são alteradas como o tipo de arquivo e com qual programa padrão será aberto o arquivo. Veja abaixo as propriedades que mudam:




Concordo que as maiorias das propriedades não mudam, como: data de criação, modificação ou último acesso, tamanho do arquivo e outros.

Portanto, a questão deve ser alterada de CERTO para ERRADO.



Questão 82: Os antivírus devem ser atualizados constantemente para que não percam sua eficiência em razão do surgimento de novos vírus de computador.

Essa foi fácil e tranqüila! CERTA! Ao atualizar o programa antivírus estamos baixando do servidor do fabricante as assinaturas “pacotes de atualização” de vírus que surgem a cada dia na Internet.



Questão 83: Alguns tipos de vírus de computador podem gerar informações falsas em redes sociais com o intuito de se propagarem.

Questão CERTA! Como costumo falar na sala de Aula, o Vírus pode fazer tudo dentro de um computador envolvendo a parte de Software, basta que o seu criador “programador” crie linhas de comando para executar tais atividades. Portanto, um vírus pode sim ser programado para distribuir informações falsas que tem como objetivo o usuário clicar e instalar uma cópia no computador utilizado.



Questão 84: Arquivos do tipo PDF são imunes a vírus de computador: ou seja, eles não podem ser infectados.

Questão ERRADA! Acreditava-se que um arquivo PDF pelo fato de não possuir códigos, não poderia ser infectado com vírus de computador, mas em 2001 foi encontrado PDF infectados com links que levavam a propagação de um Vírus de um PDF para outro.



Questão 85: Alguns vírus têm a capacidade de modificar registros de computadores com sistema operacional Windows e de fazer com que sejam executados toda vez que o computador for iniciado.

Questão CERTA!


Espero que tenham feito uma boa prova! Até a próxima!

2 comentários:

  1. professor, eu não sei se o senhor teve a oportunidade de olhar o edital da EBC mas ele está muito complicado.. o Cespe não especificou nada... gostaria de algumas dicas do que eestudar especificamente. Desde já obrigada
    Mayara

    ResponderExcluir
  2. Questão 79, gabarito oficial ERRADO, diferente do que está exposto. A meu ver, porque as informações de data do arquivo não ficam no registro do sitema operacional (Windows registry), mas sim nas tabelas do sistema de arquivos.

    ResponderExcluir