quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Internet - Modelo Cliente/Servidor

A Internet é uma estrutura mundial que permite conexão de diversas redes no mundo inteiro "Rede Mundial de Computadores" e através dela podemos ter acesso a diversos serviços. A maioria desses serviços são baseados no modelo cliente servidor, onde existe um computador ligado 24 horas "Servidor" respondendo a clientes que solicitam determinados tipos de informações. Cada Serviço tem seu "Servidor" e "programas Clientes" que os usuários utilizam para ter acesso ao serviço.

Veja abaixo os principais serviços:

1. WWW "World Wide Web" - Serviço de Navegação em Páginas Eletrônicas.

Servidor Web: Responsável por armazenar as páginas de Hipertexto "HTML" da instituição.
Programas Clientes: Navegadores "Browsers" de Internet. Ex.: Internet Explorer, Mozilla Firefox, Opera, Google Chrome, Netscape e outros.

Quando você acessa uma página de Internet está usando um programa navegador "cliente" para solicitar ao "Servidor" a prestação do Serviço WWW "Navegação".

2. Correio Eletrônico - Serviço que permite o envio e recebimento de E-mails "mensagens eletrônicas".

Servidor de Envio: Responsável por armazenar os E-mails enviados.
Servidor de Recebimento: Responsável por armazenar os E-mails recebidos.

Programas Clientes de correio Eletrônico: Programa instalado no computador do usuário para enviar e receber e-mails. Ex.: Outlook, Outlook Express, Windows Mail, Mozilla ThunderBird.

Nota: É importante destacar que existe maneira de enviar e receber e-mails utilizando do próprio navegador em um ambiente chamado de WEBMAIL que permite enviar e receber e-mail por um Site, como: o Gmail, Hotmail, Yahoo e o BOL do tempo do ronca...rs.
Mas não confunda! Webmail é um site que através da própria WEB usando de um navegador permite enviar e receber e-mails, portanto Outlook, ThunderBird não são considerados Webmails.


3. Serviço FTP - Serviço de de Transferência de Arquivos.

Servidor FTP: Disponível para o usuário "logar" e colocar seus arquivos "upload" ou pegar arquivos de lá para o seu computador "Download".

Programas Clientes: Cute FTP ou Navegadores.

É importante lembrar que esse serviço é exclusivo para fazer transferência de arquivos e que nem sempre quando você está fazendo transferências de arquivos via Internet está utilizando esse serviço. Por exemplo, se você entra no seu E-mail e tem um arquivo em Anexo, você clica nele para baixar para o seu computador "receber" está fazendo um Dowload, ou seja, uma tranferência, mas não está utilizando o serviço FTP, está utilizando o Serviço de Correio Eletrônico.

Questões comentadas:

1. (CESPE CEF 2010) O cliente de e-mail consiste em um programa que permite acesso à caixa postal do usuário de correio eletrônico; para essa atividade, dispensa-se o servidor.

Errada: O erro está em dizer que dispensa o servidor. O serviço de correio eletrônico obrigatoriamente tem servidores.

2.(CESPE 2010 BASA) A Internet funciona a partir do modelo cliente/servidor, no qual os computadores dos usuários operam como clientes conectados aos servidores que funcionam como provedores de acesso e de serviços de correio eletrônico, transferência de arquivos e acesso a páginas web.

Certa: Os servidores respondem aos usuários provendo o serviço para eles, que solicitam através dos programas clientes de cada serviço.

Abraços e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário