terça-feira, 27 de setembro de 2011

COMENTÁRIO DA PROVA EBC NÍVEL SUPERIOR

COMENTÁRIO PROVA EBC CARGO 20 – Analista...
 
Questão 29: Na árvore de diretórios do Linux, o /lib contém os programas necessários à inicialização do sistema, e o /home contém os arquivos e diretórios dos usuários.
 
Resposta: Questão ERRADA
 
Comentários: Na turma que estava se preparando para o concurso do EBC no Grancursos do SIG passei informações sobre os diretórios do Linux suficientes para responder a questão acima rapidamente.
 
O Linux organiza os seus arquivos separando-os de acordo com a sua importância ou função em uma árvore de diretórios. O Diretório Raiz que quando aberto é representado por uma “/” é o principal diretório do Linux, e todos os outros diretórios estão organizados dentro dele. Cada diretório armazena um tipo de conteúdo específico.
 
 A questão está incorreta, pois o diretório /lib é reservado para armazenar os arquivos de biblioteca (no Windows são chamados de arquivos dll) e módulos (drives) do Kernel, compartilhados com freqüência pelos programas instalados no sistema. O diretório que contém os programas e arquivos necessários para inicialização do Sistema é o /boot.
 
O final da questão está correto, pois o diretório /home é reservado para guardar os documentos pessoais dos usuários comuns. Cada usuário comum terá um diretório exclusivo dentro de /home. Por exemplo: quando eu ligo meu computador, faço o login como meu nome de usuário “leomatos” e senha, automaticamente é criado um diretório exclusivo /home/leomatos para armazenamento de meus arquivos pessoais, como fotos, músicas, documentos e outros. Este diretório é bem semelhante ao funcionamento do “Documents and Settings” do Windows onde está armazenado a pasta “Meus Documentos” que também é exclusiva de cada conta de usuário.
 
 
Questão 30: O Windows 7 Professional grava os arquivos em formato nativo ext3 e fat 32; o Linux utiliza, por padrão, o formato NTFS, mais seguro que o adotado pelo Windows.
 
Resposta: Questão ERRADA
 
Comentários: Questão também bastante comentada nas aulas. O Windows utiliza como sistemas de arquivos (regras para preparar o disco para alocação de arquivos) nativos o Fat16, 32 e NTFS (mais moderno e seguro), e o Linux utiliza como padrão o sistema de arqivos EXT1,2,3,4. Portanto, a questão está incorreta quando escreve que o Windows utiliza EXT 3 como padrão e o Linux NTFS.
 
Questão 31: O Firefox SYNC, recurso presente na versão 5 do Mozilla Firefox, permite sincronizar o histórico, favoritos, abas e senha entre um computador e um dispositivo móvel.
 
Resposta: Questão CERTA
 
Comentários: Foi a única questão não comentada em sala. Quando se fala de navegador de Internet já pensamos na tendência de questões referentes ao Internet Explorer. O Recurso chamado de Firefox SINC permite sincronizar a lista de favoritos, histórico e outros com outros dispositivos como por exemplo um smartphone “celular”.
 
Questão 32: O Mozilla Firefox 5 e o Google Chrome 12 permitem adicionar complementos ao navegador, acrescentando funcionalidades para os usuários, diferentemente do Windows Internet Microsoft Explorer 9.0, que não disponibiliza esse tipo de recurso.
 
Resposta: Questão Errada
 
Comentários: Questão também comentada em sala sobre os complementos do Internet Explorer. A questão está incorreta, o Internet Explorer também utiliza complementos. Afinal, o que são complementos? Complementos são programas “plugins” que são instalados com ou sem consentimento do usuário que trazem funcionalidades a mais para o navegador de Internet, por exemplo, existem complementos que permitem visualizar vídeos, animações, ler PDFs sem a instalação do Adobe Acrobat Reader.
 
Questão 33: Tanto no Microsoft Word 2010 como no Microsoft PowerPoint 2010, é possível inserir seções no documento que estiver sendo editado.
 
Resposta: Questão Errada
 
Comentários: Trabalhamos com seções no Word com objetivo quebrar alguns padrões do programa, por exemplo: Um cabeçalho inserido em uma página do documento será estendido por todas as outras páginas, e se alterarmos o cabeçalho de uma página serão alterados os das demais. Para colocar cabeçalhos diferentes no documento devemos quebrar o documento em seções para que cada uma delas possam ter cabeçalhos diferentes. A questão está errada por não trabalharmos com seções no PowerPoint.
 
Questão 34: O aplicativo BrOffice Draw 3, desenvolvido para a criação de apresentações multimídias, permite, por meio do recurso slide mestre, o gerenciamento e a alteração do leiaute de vários eslaides a partir de um único local.
 
Resposta: Questão Errada
 
Comentários: Vimos em sala que o Aplicativo BrOffice Draw é para desenvolvimento de desenhos vetoriais (cartões, panfletos, capas de livros e outros) e não para apresentações de eslaides. O programa do pacote BrOffice para criação de Apresentações é chamado de BrOffice Impress. Se no lugar de Draw tivesse escrito Impress a questão estaria verdadeira, já que o Slide Mestre é um Slide Modelo que controla toda a aparência da apresentação.
 
Questão 35: No Microsoft Word 2010, é possível encontrar recursos como dicionário de sinônimos, verificação ortográfica, controle de alterações e, ainda, criar restrições de formatações e edição do documento.
 
Resposta: Questão Certa
 
Comentários: Todos os recursos apresentados na questão existem no Word.
 
Questão 36: No BrOffice Writer 3, é possível aplicar estilos de texto no documento em edição, como, por exemplo, título 1 e título 2, e , com esses estilos, criar sumários por meio da opção índices do menu inserir ou , ainda, criar referências cruzadas por meio da opção referência, no mesmo menu.
 
Resposta: Questão Certa
 
Comentários: Na aula de Word aprendemos a ferramenta estilos que é um conjunto de formatações que podem ser aplicadas a um texto com objetivo padronizar documentos. Aprendemos também que para criar um sumário o usuário deve marcar as entradas que pretende colocar no índice através de um estilo de título, e deve fazer isso antes de mandar criar o índice. No Writer deve ser feito o mesmo, marcar as entradas com estilo de título.
 

Depois de marcar as entradas com estilo de título deve acessar “MENU INSERIR” opção “ÍNDICES” como a questão indica. Portanto, a questão está verdadeira.



Questão 37: Na guia Dados do Microsoft Excel 2010, é possível acionar a funcionalidade Filtrar, que realiza a filtragem de informações em uma planilha, permitindo filtrar uma ou mais colunas de dados com base nas opções escolhidas em uma lista ou com filtros específicos focados exatamente nos dados desejados.

Resposta: Questão Certa

Comentários: Quando apresentei em aula a ferramenta FILTRO dei a seguinte definição: A ferramenta Filtro permite filtrar dados de uma planilha, mostrando apenas as linhas que atenderem o critério informado na coluna correspondente. A questão está correta veja o exemplo abaixo:


a tabela acima está sem filtro



o usuário está nesse momento acionando a ferramenta Filtro da Guia Dados



A tabela acima agora está filtrada para aparecer apenas as linhas com estado DF


Poderíamos no exemplo acima, filtrar também somente os candidatos que tiveram votos acima de 100, ou seja, deixando claro porque o examinador da questão colocou que podemos escolher “filtros específicos focados exatamente nos dados desejados”.


Questão 38: No BrOffice Calc 3, ao se digitar a fórmula =Planilha2!A1+$A$2 na célula A3 da planilha “Planilha1”, será efetuado a soma do valor constante na célula A1 da “Planilha 2” com o valor absoluto da célula A2 da Planilha1.

Resposta: Questão Errada

Comentários: A questão estaria certa se no lugar da expressão =Planilha2!A1+$A$2 estivesse escrito =Planilha2.A1+$A$2, ou seja, aprendemos que no CALC para fazer referências tridimensionais “a planilhas externas” não se utiliza da exclamação “!” como é utilizado no Excel, no Calc utilizamos o ponto “.” para fazer referência a dados de planilhas externas. Foi outra questão fácil para quem assistiu minhas aulas para EBC.


Termino aqui mais uma prova comentada e agradeço pela sua visita a meu blog.

Aproveito para deixar algumas recomendações:

Para quem vai fazer o concurso do TSE recomendo meu curso de 3 aulas de Exercícios com base na Consulplan que inicia 09/10 domingo matutino. Serão 3 Domingos de muito Exercício, o Curso está confirmado no Grancursos do SIG.

Para quem tem dificuldades em Informática para concursos públicos recomendo comprar meu livro INFORMÁTICA PARA PASSAR que já está a venda nas maiores livrarias e no site http://www.editoragrancursos.com.br/.

Abraços e até a próxima.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

COMENTÁRIOS DAS PROVAS APLICADAS PARA O CONCURSO DA EBC

Alunos e Concurseiros, a prova de Informática para o concurso da EBC foi bastante abrangente. Tivemos algumas surpresas, mas no geral foram cobradas questões bastante abordadas pelo CESPE e em nossas aulas. Na minha opnião a prova de Nível médio “técnico” foi a mais complicada, a prova de Analista não foi das mais fáceis, mas apenas uma questão não foi abordada nas aulas que ministrei no Grancursos do SIG.

Sempre digo aos meus alunos que a Informática que é cobrada em concursos públicos pode chegar uma extensão muito diversa de assuntos, e o estudo deve ser focado nos assuntos que costumam cair com maior freqüência. E ainda sim não é o suficiente, devemos contar com a sorte de cair aquilo que estudamos e também acumularmos o conhecimento que adquirimos no momento que estudamos para várias provas, pois os termos e assuntos que estudamos para uma prova e não foram cobrados, com certeza em outras oportunidades serão aproveitados.

COMENTÁRIO PROVA EBC CARGO 45 – Técnico da Área de Administração...


Questão 31: Para a proteção do conteúdo contra leituras não autorizadas, os documentos ODT e ODS, respectivamente do Writer e do Calc, possibilitam atribuir uma senha para a abertura do arquivos, todavia não permite a atribuição de senha para modificar e(ou) alterar o conteúdo do documento.

Resposta: Questão ERRADA

Comentários: As extensões de arquivos do tipo padrão do Writer (ODT) e do Calc (ODS) referenciadas na questão estão corretas.
A possibilidade de atribuição de senha para abertura de arquivos salvos no Writer e no Calc está correta também.

A questão indica a impossibilidade de proteger documentos contra modificações no conteúdo, é exatamente o ponto que deixa a questão ERRADA. No “MENU FERRAMENTAS” no submenu “OPÇÕES” vamos encontrar a opção “SEGURANÇA” que permite proteger o documento contra alterações para que abra como somente leitura. Veja a imagem abaixo:





Questão 32: O Aplicativo Impress permite exportar uma apresentação ou desenho para diferentes formatos, mas não para os formatos SVM, EPS e PBM.

Resposta: Questão ERRADA


Comentários: Questão bastante fora do normal, foi uma das surpresas. Pergunto aqui no meu blog, quem conhece as extensões SVM, EPS e PBM?? Será difícil obter respostas.

A função do BrOffice Impress é a criação de apresentação de Slides, tem funções equivalentes ao PowerPoint do pacote Microsoft Office. O Impress dá a possibilidade de salvar em diversos formatos o que inclui as extensões citadas na questão (SVM, EPS, PBM) e por isso a questão está incorreta.





Questão 33: O Word 2003 pode ser configurado, por meio de funcionalidades disponíveis na guia Salvar, que pode ser acessada ao se clicar, sucessivamente, o Menu Ferramentas e a opção Opções, para salvar automaticamente o documento em edição em arquivo. Nesse caso, deve-se marcar a opção salvar info. de Autorecuperação a cada x minutos, em que x pode variar de 1 a 120 minutos.

Resposta: Questão CERTA


Comentários: A questão comenta uma funcionalidade muito importante para nossas práticas do dia-a-dia no Word. É importante configurar o Word para que salve a cada determinado tempo uma cópia de segurança do documento digitado para que em caso de uma queda de energia você não perca completamente o conteúdo já digitado. E os procedimentos descritos na questão são corretos para se chegar a essa configuração.



Questão 34: Uma planilha em edição no Excel pode ser enviada como corpo de um email, mas não é possível enviar toda a pasta de trabalho de planilhas como anexo de email.

Resposta: Questão Errada



Comentários: Foi uma questão fácil, até comentamos em sala. Podemos enviar sim a pasta de trabalho e todas suas planilhas como anexo de email. Veja abaixo:





Questão 35: O Aplicativo Access não permite adicionar, editar ou excluir registros de uma tabela, sem que seja definida uma chave primária.


Resposta: Questão Errada


Comentários: É uma questão passível de anulação, já que não temos no edital tópico referente a banco de dados e nem ao aplicativo Microsoft Access, mas de qualquer forma vamos aos comentários.
O Access é um aplicativo para o desenvolvimento de banco de dados do tipo relacional. Um banco de dados relacional é formado por várias tabelas que podem se relacionar através de pontos comuns. Cada tabela do banco de dados contém dados registrados em linhas “registros” e cada registro pode conter vários campos “colunas”. Veja abaixo uma tabela com 6 registros “6 linhas” e cada registro com os campos Nome, altura e Nascimento:






Quando criamos uma tabela no Access podemos definir um campo para ser a “Chave primária da tabela”. A Chave primária é um campo da tabela que não pode conter valores duplicados, ou seja, se definirmos o campo Nome da tabela acima como chave primária, o banco de dados não aceitaria dois registros com a altura de 1,76, portanto o campo Altura não seria o ideal para ser uma chave primária. Em uma tabela de clientes você poderia definir o campo CPF para ser a chave primária, para que sua tabela não aceitasse dos clientes com o mesmo CPF já que cada cliente tem o seu número próprio.
Chave primária: (PK - Primary Key) é a chave que identifica cada registro como único, ou seja, unicidade. A chave primária nunca se repetirá.
Uma tabela pode ter ou não ter uma chave primária, e a falta de uma chave primária não retira a possibilidade de manipulação dos registros (exclusão, edição, adição), portanto a questão está incorreta.



Questão 36: O sistema Linux tem código fonte disponível, escrito na linguagem C, o que permite a sua modificação por qualquer usuário.

Resposta: Questão Certa


Comentários: É uma questão que foi abordada em sala. O Sistema Linux é um sistema de código fonte aberto, ou seja, disponível para qualquer usuário fazer modificações. O Linux como a maioria dos sistemas operacionais foi desenvolvido em linguagem C que pode ser considerada uma linguagem de baixo nível (linguagem mais próxima da linguagem binária da máquina).
Foi uma surpresa cobrar qual foi a linguagem utilizada no desenvolvimento do Linux.
Ainda estou com dúvida se o Cespe vai considerar a questão certa ou errada, devido a expressão “qualquer usuário” ser uma interpretação subjetiva.



Questão 37: O Termo e-business corresponde a uma definição mais ampla de comércio eletrônico, incluindo, além da compra e venda de produtos e serviços, a prestação de serviços a clientes, a cooperação com parceiros comerciais e a realização de negócios eletrônicos em uma organização.

Resposta: Questão Certa

Comentários: A expressão E-business pode ser referir aos vários negócios encontrados na Internet, entre eles o E-commerce “comércio eletrônico”.



Questão 38: O Microsoft Internet Explorer permite ao usuário realizar configurações e procedimentos relativos ao ambiente Internet, por meio da janela disponibilizada no Menu Ferramentas, ao se clicar a opção Opções da Internet, na qual é possível acessar: a guia segurança, para aceitar ou não a criação de Cookies; a guia privacidade, para decidir o que pode ou não ser visualizado; a guia conteúdo, para decidir o que pode ou não ser executado.

Resposta: Errada

Comentários: Foi uma questão também comentada na aula sobre Internet Explorer, naquele domingo ou sábado lembra?? RS
No “MENU FERRAMENTAS” em “OPÇÕES DA INTERNET” podemos mudar o comportamento do Internet Explorer, até essa parte a questão está normal, mas quando fala das guias e suas funcionalidades, o examinador inverte as funções mais utilizadas de cada uma delas.



Para definir um nível de aceitação de Cookies usamos a guia privacidade e não a guia segurança. Para definir qual conteúdo pode ser visualizado nas páginas usamos a guia conteúdo e não a guia privacidade como diz a questão. Para definir quais programas “complementos” podem ser executados usamos a guia segurança e não a guia conteúdo.
Aproveitando a questão para deixar o conceito de Cookies para o leitor. Cookies são arquivos de texto que alguns sites utilizam para armazenar informações de um visitante, tem como objetivo saber as preferências do visitante e identificá-lo nas próximas visitas. Os Cookies são armazenados no computador do usuário, podendo ele excluí-los e até evitá-los através do Menu ferramentas > Opções da Internet.



Questão 39: No Microsoft Windows Explorer, para procurar um arquivo, uma opção é clicar no ícone Pesquisar e, na janela disponibilizada, escrever o nome ou parte do nome do arquivo, ou então um trecho do texto contido no documento. Em qualquer desses casos, pode-se utilizar o caractere (*) em substituição ao nome, ou parte do nome, ou da extensão do arquivo.

Resposta: Certa

Comentários: Questão que já foi repetida várias vezes em provas de concursos públicos. Aprendemos que a ferramentas pesquisar do Windows Explorer pode ser utilizada para pesquisar arquivos e pastas, computadores na rede, pessoas cadastradas no catálogo de endereços e até mesmo na Internet. E quando pesquisamos um arquivo podemos utilizar como critério de pesquisa: o nome ou parte do nome, conteúdo do arquivo, data e tamanho do arquivo e outros. No Windows podemos um asterisco (*) como curinga para qualquer número de caracteres. Veja o exemplo abaixo:
*.doc pesquisar todos arquivos que inicie com nome de qualquer quantidade de caracteres, mas como o final exatamente com escrito, ou seja, .doc
Portanto, a questão está correta.



Questão 40: A ferramenta SCANDISK permite a formatação do Disco rígido, por meio da leitura dos dados de setores defeituosos, transferindo-os para os setores bons, e marcando os defeituosos, de modo que o sistema operacional não os use mais.


Resposta: Errada


Comentário: A ferramenta SCANDISK hoje conhecida como VERIFICAÇÃO DE ERROS, não permite formatação de Disco Rígido. Permite a verificação e correção de erros no disco rígido identificando os setores defeituosos e corrigindo-os se possível.



Daqui a pouco os comentários da prova de nível superior!!! Aguardem!