terça-feira, 22 de março de 2011

ACRÔNIMOS E PARÔNIMOS NA INFORMÁTICA

Na Informática é muito comum encontrarmos acrônimos, abreviações de termos associados a tecnologias, um conjunto de iniciais utilizadas para representar diversas palavras. Além dos acrônimos também podemos encontrar parônimos, palavras que apresentam sentido diferente e forma semelhante, apresentando grafia e pronuncia parecida, mas com significados diferentes.
Veja abaixo alguns exemplos de Acrônimos encontrados nas provas de concursos públicos:

ISP – Internet Service Provider


São provedores de acesso a Internet, ou seja, empresas que tem como função conectar os clientes a estrutura da Internet.

GRUB – GRand Unified Bootloader


É um gerenciador de boot (inicialização) encontrado em algumas Distribuições Linux. Em resumo podemos dizer que é uma tela onde o usuário pode escolher qual sistema será inicializado caso tenha dois sistemas operacionais instalado no mesmo disco rígido por exemplo, Windows e Linux.

DNS – Domain Name System


É um sistema utilizado na Internet para atribuição de domínios (nomes) a servidores de rede. Quando o usuário acessa uma página na Internet não é necessário que saiba qual o endereço IP da máquina que armazena o Website da organização, ele apenas decora o endereço de domínio (www.empresa.com.br) e digita na barra de endereços, esse será convertido pelo DNS em endereço IP para ocorrer a comunicação.

GUI - Graphical User Interface


São Interfaces gráficas (ambiente com janelas e ícones) para utilização das funcionalidades de um Sistema Operacional, sem a necessidade de operá-lo através de interface de comandos “tela preta”.

ADSL - Asymmetric Digital Subscriber Line


É um meio de conexão a Internet através de linhas telefônicas de alta velocidade “banda larga”. Tem como principal característica o fato de o telefone não ficar ocupado no momento da comunicação, pois utiliza um canal de comunicação dividido para dados e voz de forma simultânea.

Wi-FI – Wiriless Fidelity


É um tipo de rede sem fio “Wireless” através de protocolos IEEE 802.11.

VOIP - Voice Over Internet Protocol


Serviço que permite a comunicação de voz via estrutura Internet.

HTML - HyperText Markup Language


É uma linguagem de marcação, utilizada para desenvolver páginas da Web.

PDF - Portable Document Format

É um formato de arquivo muito utilizado na Internet para distribuição de documentos. A utilidade do PDF está no fato de poder gerar arquivos mais leves e que não podem ter seu conteúdo alterado.

WWW – World Wide Web


É o serviço que permite a navegação em páginas eletrônicas “sites” espalhadas pelo mundo inteiro. A WEB é o serviço mais utilizado atualmente da Internet.

GPL – General Public License


É uma espécie de licença de Software livre que quando o acompanha um programa, garante ao usuário 4 liberdades (modificar, executar, distribuir e estudar).

URL - Uniform Resource Locator


É um endereço de localização de objetos em uma rede. Toda página tem sua URL para localizá-la na Web, como por exemplo:

http://www.grancursos.com.br

VPN – Virtual Private Network


É um canal (túnel) virtual privado que utiliza as estruturas da rede pública (Internet) para comunicação entre suas filiais de uma organização. A VPN mesmo dentro de uma rede pública oferece comunicação sigilosa devido o sistema de criptografia que ela utiliza.

Veja abaixo alguns exemplos de Parônimos encontrados nas provas de concursos públicos:

SSL - Secure Socket Layer

É um protocolo de segurança que utiliza criptografia para fazer comunicação entre o navegador e o servidor de forma sigilosa. Quando utilizado esse protocolo em uma aplicação Web podemos perceber a presença do HTTPS e um cadeado no navegador.

Veja abaixo alguns exemplos de Parônimos encontrados nas provas de concursos públicos:

FIREWIRE X FIREWALL x FIRMWARE


Firewire O Firewire é um barramento por onde podem se comunicar os mais variados tipos de dispositivos, possui funções bem parecidas com o USB.

Firewall - É um dispositivo de segurança utilizado para proteger computadores contra o acesso não autorizado (invasões), fazendo o controle de tráfego e de acesso a redes. Um das principais funções do Firewall é a proteção contra um Hacker tentar ter o controle de nosso computador para furtar dados pessoais.

Firmware São programas que vem armazenado em Chip pelo fabricante e controla diretamente aquele Hardware que contém o chip.

DRIVE X DRIVER


Drive é um periférico, um hardware. Utilizado para inserir certos tipos de memórias como: Drives de CD, Disquetes, DVDs e outros.
Driver: é um programa, um Software. Que controla o funcionamento de dispositivos instalados na máquina. Os Drivers fazem com que o Sistema Operacional (Windows, Linux) entenda o funcionamento de dispositivos instalados em nosso computador. Quando vamos instalar uma impressora, para que o Sistema reconheça essa nova impressora devemos instalar o seu Driver (programa de instalação).

RAM X ROM


Ram é um tipo de memória utilizada na arquitetura de nosso computador, que quando utilizada como memória principal tem a função de armazenar os programas no momento que estamos trabalhando (executando) com eles. A memória RAM é volátil (depende de energia para manter dados armazenados) e de leitura e escrita (pode ser lido, escrito e modificado seu conteúdo).

Rom é um tipo de memória utilizada na arquitetura de nosso computador, que quando utilizada como memória principal tem a função de armazenar os dados do fabricante da placa-mãe e programas importantes para a inicialização e configuração de nosso computador. O fabricante da placa-mãe grava os programas e dados ainda em fábrica e esses não podem ser alterados e nem apagados, pois a memória Rom é somente leitura e também não volátil (não depende de energia para manter os dados armazenados).

ETHERNET x INTERNET x INTRANET


Ethernet: É uma arquitetura de redes com cabeamento. A arquitetura de redes informa qual o tipo de cabos, equipamentos e protocolos utilizados em seu projeto. Portanto, o termo Ethernet encontrado em provas é para descrever uma rede de uma organização que conecta seus computadores através de cabeamentos.

Internet: A Internet é considerada por muitos uma “Rede Mundial de computadores”, este conceito é aceito quando se trata de provas para concursos públicos, mesmo que o conceito dado por especialistas da área seja que a Internet é uma estrutura que permite interligar redes distintas (diferentes arquiteturas) no mundo inteiro. INTER-NET “Entre redes” Ligação entre redes!

Intranet: Enquanto as informações publicadas na Internet são abertas ao público, a Intranet pode ser entendida como uma rede privada que utiliza os mesmos serviços e protocolos utilizados na Internet, mas que disponibiliza acesso a somente para usuários autorizados. Dentro da Intranet os funcionários podem ter acesso a páginas que apresentam informações referentes a um departamento (financeiro, rh, atendimento a clientes) , podem transferir arquivos entre eles e até mesmo trocar mensagens de e-mails e em tempo real.

ÁREA DE TRABALHO x ÁREA DE TRANSFERÊNCIA


Área de trabalho (desktop): A área de trabalho é a principal área exibida na tela quando você liga o computador. Ela serve de superfície para o seu trabalho, como se fosse a sua mesa de trabalho. Na área de trabalho você encontra ícones e atalhos para os programas mais utilizados pelo usuário.

Área de transferência: É uma área de armazenamento temporário de informações copiadas ou recortadas pelo usuário. Os objetos ficam na área de transferência esperando o momento para serem colados no seu destino.

HACKER x CRACKER x CRACK


Hacker: São pessoas com muito conhecimento de informática, que sabem invadir sistemas, quebrar senhas de sistemas de segurança. Naturalmente são programadores que são fanáticos pela arte de criar programas, mas não podemos dizer que todo Hacker é ilícito, na verdade quando um Hacker pratica algo ruim para empresas ou pessoas, o chamamos de Cracker.

Cracker: É uma espécie de Hacker ilícito, ou seja, aquele que utiliza seus grandes conhecimentos para invadir sistemas de empresas para tirar proveito e prejudicar instituições como, por exemplo, aqueles que furtam senhas de bancos e até mesmo desviam dinheiro de uma conta para outra.

Crack: Em conceitos de Software, são programas usados para quebrar a segurança de outros programas. Naturalmente, programas como o Windows da Microsoft são acompanhados de uma chave “serial” para instalação do programa, os maliciosos da Informática criam um programa chamado de Crack para utilização de chaves falsas.

EXTENSÃO DOC x EXTENSÃO DOT


DOC: É uma extensão de arquivos do tipo documento do Word. É a extensão padrão de documentos criados no Microsoft Word 2003. Mas o Word permite também salvar em outros formatos como no formato DOT.

DOT: É uma extensão de arquivos do tipo modelo de documento do Word. É a extensão que representa os modelos de documentos existentes (cartas, etiquetas, memorandos).

Existem muitos outros Acrônimos e Parônimos na Informática, nesse artigo só descrevi aqueles que muitos alunos me perguntam em sala. Continue pesquisando sobre outros e até a próxima.