quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

O QUE É UM SOFTWARE LIVRE?

Segundo a FSF (Free Software Foundation) um Software livre é aquele que o seu desenvolvedor dá a garantia de 4 liberdades simultaneamente aos seus usuários. As 4 liberdades são:

1 - USAR LIVREMENTE "Executar a qualquer propósito", ou seja, tanto pessoa física quanto jurídica pode utilizar o programa para qualquer propósito, em casa para fins didáticos ou domésticos, no escritório para fins lucrativos ou não e outras.

É importante destacar que nem todos softwares (programa) tem essa liberdade encontrada nos Softwares livres, até mesmo porque existem Softwares restritos para fins educacionais, onde no mercado suas licenças são vendidas a preços inferiores como por exemplo o Microsoft Office Student (para esdudantes).


2 - ESTUDAR O FUNCIONAMENTO DO PROGRAMA - Para estudar o programa o usuário deve ter o código fonte do programa "segredo", onde poderá estudar como foi desenvolvido o programa através da sequência de passos utilizados pelo desenvolvedor.

Entende-se que o desenvolvedor deve deixar disponível junto ao programa ou por outro método o código fonte do programa para caso o usuário queira estudar seu funcionamento.


3 - MODIFICAR O PROGRAMA - O usuário tem a liberdade de modificar, adaptar o programa em sua totatidade de acordo com suas necessidades e para isso também é necessário ter o código fonte do programa.

4 - DISTRIBUIR CÓPIAS - O usuário pode fazer quantas cópias desejar do programa, o que podemos entender também que essas cópias podem ser gratuitas e podem ser cobradas também, por isso podemos dizer que não é proibido vender Software Livre e até mesmo as modificações efetuadas.

É importante destacar que a maioria dos Softwares Livres podem ser usados, modificados,estudados e distribuidos livremente, contando que seu código fonte permaneça aberto (disponível)!.


Então percebemos que um Software Livre é aquele que dá as 4 liberdades e que para que o usuário tenha as liberdades de estudar e modificar, o código fonte do programa deve ser aberto.

Não esqueça que essas definições são das FSF que é instituição mais cobrada em concursos públicos, mas que existem outras instituições com outras filosofias.

Abraços e até a próxima!

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

COMENTÁRIOS DO MTUR 2010 - A PROVA ESTAVA NO SEU CADERNO!




Para mim a questão acima foi a que considero mais complicada da prova, por abordar a decoreba de teclas de atalho. Não costumo passar muitas teclas de atalho em sala, passo as mais importantes e acho que o aluno deve pegar uma apostila e tentar decorá-las.

A resposta da questão acima é a Letra “A” as teclas WINDOWS “WINKEY” + HOME faz com que todas as janelas abertas se minimizem exceto a janela ativa. Podemos dizer que a função exercida por essas teclas tem a o mesmo resultado do recurso AERO SHAKE do Windows 7 que apresenta o mesmo resultado quando arrastada a janela ativa para um lado e para outro repetidamente.

-------------------------------------------------------------------------------------




"Para quem fez Grandicas (40 minutos de aula), Simuladão Final (1 aula), Curso Regular (7 aulas), Curso de Exercícios (3 aulas), Plêiade Exercícios (4 aulas), os comentários que eu fiz em sala daria para resolver a questão tranquilamente."

- A letra “A” está incorreta, foi invertida as funções dos programas, pois o Firefox é um navegador de Internet “Browser” e o ThunderBird é um programa cliente de correio eletrônico, ambos softwares livres da mesma empresa “Mozilla”.

- A letra “B” está incorreta. O Linux é um sistema multitarefa e multiusuário. Quando falei em sala que poderia cair alguma coisa sobre Linux, mesmo não estando explicito no edital não estava falando besteira, conheço a banca e sei da possibilidade devido a ter colocado no edital noção de software livre.

- A letra “C” está incorreta. GNOME e KDE são gerenciadores de janelas, ou seja, ambientes gráficos para serem utilizados no Linux.

- A letra “D” está incorreta. O sistema NTFS é um dos sistemas de arquivos padrão do Windows, sendo o EXT o sistema de arquivos padrão do Linux.

A letra “E” é a correta. O Broffice é um pacote de programas para escritório com alguns aplicativos com funções equivalentes ao Microsoft Office.

Programa do Broffice Equivalente ao Ms.Office

Writer equivale ao Word - Editores de Texto
Calc equivale ao Excel - Planilhas eletrônicas
Impress equivale ao PowerPoint - Apresentação de Slides
Base equivale Access - Programa para gerenciamento de Banco de Dados

-------------------------------------------------------------------------------------




A resposta é a letra “C”. O recurso navegação InPrivate pode ser utilizado para o usuário navegar em páginas que mantém sua privacidade ao evitar que cookies, histórico e outros fiquem armazenados na máquina utilizada naquele momento.


Para quem fez Grandicas (40 minutos de aula), Simuladão Final (1 aula), Curso Regular (7 aulas), Curso de Exercícios (3 aulas), Plêiade Exercícios (4 aulas). Todas as turmas que passei pelo MTUR sem nenhuma exceção, falei sobre esse
recurso e ainda elaborei questões envolvendo questão abaixo utilizada no Simuladão.


-------------------------------------------------------------------------------------


A resposta é a letra “C”. Shareware é a empresa ou autor divulgar seu Software, dando a oportunidade do usuário avaliá-lo antes de adquiri. É importante destacar que o usuário poderá utilizá forma gratuita por um período de tempo ou com funções limitadas e é também um Software proprietário, portanto deve seguir as regras do contrato de licença.


Para quem fez Grandicas (40 minutos de aula), Simuladão Final (1 aula), Curso Regular (7 aulas), Curso de Exercícios (3 aulas), Plêiade Exercícios (4 aulas)passei pelo MTUR sem nenhuma exceção, falei sobre esse recurso e ainda elaborei questões envolvendo questão utilizada em sala.




-------------------------------------------------------------------------------------




A resposta é a letra “D”. Realmente foi uma questão complicada. Nas minhas turmas de curso regular com 7 aulas e nas Plêiades de exercícios deu para passar alguma coisa que facilita-se o entendimento da questão, mas mesmo assim foi bem chata a questão. Veja bem! O símbolo & serve para juntar valores e quando um valor está entre “ “ significa que não irá fazer cálculos, irá escrever o valor na célula. Portanto, = “2+3=” não irá efetuar cálculos e sim escrever essa expressão na célula, juntamente com o resultado do cálculo 2 + 3, ou seja, 5.





-------------------------------------------------------------------------------------



- A LETRA “A” contém uma fórmula correta. A questão quer encontrar a média de vendas do Tiago nos três meses informados. Portanto pegar a célula E5 que contém o total das vendas e dividir por três é uma fórmula correta para achar a média aritmética das vendas.

- A LETRA “B” a função correta para achar a média das vendas do Tiago. A função =MÉDIA irá encontrar a média aritmética das células B5:E5 que envolvem as vendas do Mês de julho agosto e Setembro.

- A LETRA “C” a função =SOMA(B5:D5)/3 também encontrará a média, pois irá somar as vendas dos três meses e dividi-la por 3.

- A LETRA “D” a função =SOMA(B5/3;C5/3;D5/3) irá primeiro efetuar as divisões que estão dentro da função SOMA, e depois irá somar os resultados, resultando também a média aritmética das vendas.

- A LETRA “E” é a resposta da questão. É a única fórmula que não resultará a média. O Excel na fórmula =SOMA(B5/3;D5/3) primeiro irá efetuar as divisões que estão dentro da função SOMA.

O Excel irá efetuar as divisões internas a função =SOMA(9000/3;25000/3), e ficará assim =SOMA(3000;8333,333) que resultará 11333,33. Não sendo, portanto a encontrada a média aritmética das vendas de Tiago.


Mais uma vez fui feliz no conteúdo. Para quem fez Grandicas (40 minutos de aula), Simuladão Final (1 aula), Curso Regular (7 aulas), Curso de Exercícios (3 aulas), Plêiade Exercícios (4 aulas). Todas as turmas que passei pelo MTUR sem nenhuma exceção, fiz muitos exercícios envolvendo média e outras fórmulas, dando base para os alunos resolverem facilmente a questão.



-----------------------------------------------------------------------------------


Um resumo final que posso fazer da prova do MTUR, é que foi uma prova tranqüila para quem estudou e realmente absorveu as melhores dicas para a prova. Continuo dizendo que para o sucesso do candidato em concurso público tem uma fórmula: estudo + dedicação + sorte de estudar o conteúdo que irá cair na prova.


Professor Léo Matos - Informática para Concursos

QUEBRANDO A BANCA

O QUE EU PRECISO ESTUDAR?
CESPE, CESGRANRIO, ESAF, UNIVERSA, FCC



A Informática sempre foi uma matéria deixada de lado por muitos concurseiros, fator que influência e muito na aprovação de muitas pessoas, uma questão que o candidato não consegue responder, pode fazer muita falta na hora da pontuação final. O nível de dificuldade das questões de Informática continua sendo uma incógnita. As principais bancas aplicadoras de provas há essa instabilidade do que será cobrado e com grau de dificuldade. A banca ESAF que sempre surpreendia com questões consideradas de alto nível de dificuldade sobre assuntos como: Hardware,Redes e Internet, Linux, mostrou que também tem essa instalabilidade, quando aplicou a prova do Ministério da Fazenda com questões bastante simples quando comparada com as provas anteriores. Veja abaixo algumas questões da ESAF:


Alto grau de dificuldade


(ESAF CGU 2008 - Técnico de Finanças e Controle) A API do Win32 para entrada/saída de arquivos, responsável pelo bloqueio de uma região do arquivo para garantir a exclusão mútua de execução, é denominada:

a) LockFile.
b) SetFilePointer.
c) CloseHandle.
d) UnlockFile.
e) GetFileAttributes.

Baixo Grau de Dificuldade

(Min. Fazenda 2009 – Assistente Técnico Administrativo) Indique a opção que caracteriza uma rede de computadores.

A) Windows
B) Sistemas de Informação
C) Linux
D) Internet
E) Internet Explorer

Gabarito: Letra D

É importante destacar que nada evita que a ESAF venha a elaborar suas próximas provas de forma complexa novamente, por isso é importante estudar abordando também os conceitos mais complexos para não ser surpreendido. Estude para as provas da ESAF conteúdos como: Hardware, Redes e Internet, Linux e Segurança da Informação que muita intensidade, são os mais cobrados. Já os assuntos como Word, Excel, PowerPoint e Windows não é o principal foco da banca.

------------------------------------------------------------------------------------

Com a banca do CESPE também ocorre instabilidade e surpresas quando se trata de adivinhar quais questões são as mais prováveis de cair na prova. No decorrer desses anos que acompanho a banca, as ferramentas dos principais programas do MS.Office (Word, Excel) com a imagem dos botões era o assunto mais cobrado. Em 2008 as provas foram tão simples, ao ponto de candidatos acharem que sabiam tudo sobre informática. Veja um exemplo abaixo de questões cobradas:


(STJ 2008) Ao se clicar o botão , será aberta uma caixa de diálogo denominada Desenho , que permite a criação de desenhos coloridos complexos, formados a partir de combinações de figuras geométricas elementares. Gabarito: Errado

Gabarito: Letra A

(STF 2008) Para se sublinhar a palavra “precipuamente”, é suficiente aplicar um clique duplo nessa palavra e, em seguida, clicar o botão . Ao se clicar novamente esse botão , o sublinhado será desfeito.

Gabarito: Errado




No ano de 2009 começaram a ter mais influência nas questões cobradas, o conhecimento sobre novos temas como Linux e BrOffice e isso começou a influenciar no resultado das provas. Questões teóricas sem muita imagem para ser analisada mostrou uma mudança na linha de raciocínio antes cobrada.

(SEPLAG 2009 Apoio Administrativo) O sistema operacional Linux usa o comando chmod para configurar as permissões de uso dos seus arquivos e diretórios. Como exemplo, em um arquivo de nome concurso.txt, inicialmente com as permissões rwxrwxrwx, após ser usado o comando chmod 557 concurso.txt, as permissões de uso desse arquivo passam para r-xr-xrwx.

Gabarito: Certo

(SEPLAG 2009 Apoio Administrativo) No sistema operacional Linux, o comando whoami é usado quando se deseja listar o nome da conta associado ao login atual.

Gabarito: Certo


A minha dica é que hoje, nas provas do CESPE você deve estudar todas linhas de raciocínio que já foram foco da banca: as ferramentas de cada programa, tanto o desenho dos botões, quanto aos procedimentos para utilização das principais ferramentas, para facilitar responder questões que apresentam imagens ou questões como essa: “A fim de se converter em tabela o texto mostrado do documento em edição, é suficiente selecionar esse texto, clicar a opção Converter no menu TABELA, selecionar a opção Texto em tabela, selecionar o número de colunas desejado e clicar OK”. Que para mim são as mais complicadas para o concurseiro memorizar.

Estude também com muita atenção as teorias relacionadas a cada tópico do edital como: Conceitos relacionados à Internet e Intranet e Segurança da Informação que são assuntos presentes na maioria das provas recentes.

Os principais assuntos cobrados em provas do Cespe são: Conceitos relacionados à Internet e Intranet (Serviços, protocolos e meios de conexão), Navegador Internet Explorer, Sistemas Operacionais Linux (teorias e comandos) e Windows (Windows Explorer e Ferramentas do Sistema), Editores de texto Word e Writer.

------------------------------------------------------------------------------------

A FCC em suas provas costuma aplicar questões a práticas do seu dia a dia, colocando textos gigantes para serem lidos antes de responder determinadas alternativas. Os aplicativos Word, Excel e Power Point é o grande foco da banca e o candidato deve ser preocupar bastante com os procedimentos e utilidades das principais ferramentas. Em muitas provas a FCC chegou a surpreender com questões com nível de dificuldade bastante alto, mas em geral é uma banca que associa suas questões a parte mais prática da informática. Veja um exemplo abaixo:

(FCC 2009 – MPR) Para criar um cabeçalho novo em um documento Word deve-se primeiramente

(A) clicar duas vezes na área do cabeçalho, apenas.
(B) selecionar a opção Cabeçalho e Rodapé no menu Inserir, apenas.
(C) selecionar a opção Cabeçalho e Rodapé no menu Exibir, apenas.
(D) clicar duas vezes na área do cabeçalho ou selecionar a opção Cabeçalho e Rodapé no menu Inserir.
(E) clicar duas vezes na área do cabeçalho ou selecionar a opção Cabeçalho e Rodapé no menu Exibir.


É bastante complicado tentar adivinhar o conteúdo que será cobrado pela FCC, mas a minha dica de professor é estudar muito as ferramentas do Word, Excel (fórmulas, referências relativas, absolutas) e Power Point se possível utilizando um computador para testar os procedimentos passo a passo. Temas como: Segurança da informação, Internet Explorer, Windows e Conceitos relacionados à Internet também são importantes. E se for deixar por último algum tópico do edital, deixe Hardware, Broffice, Linux.

-------------------------------------------------------------------------------------

A CESGRANRIO é uma banca que não costuma complicar muito em suas provas, estudar com foco em Segurança da Informação, conceitos relacionados à Internet e programas do pacote Ms.Office principalmente Excel (fórmulas, referências) e Word o candidato conseguirá responder a maioria das questões. Não costuma cobrar muitas questões com imagem ou com procedimentos, é uma banca que cobra bastantes conceitos e funcionalidades sobre ferramentas.

(CESGRANRIO 2009 IBGE) No Microsoft Word, quando parte de um texto é recortado para ser colado em outro local, antes da colagem, ele é colocado automaticamente em uma

(A) folha de colagem.
(B) porta de saída.
(C) planilha de controle.
(D) área de transferência.
(E) gaveta de armazenamento.

Gabarito: Letra D




(CESGRANRIO 2009 IBGE) O botão acima é encontrado na barra de navegação de diversos Browsers (Navegadores de Internet). Sua função é

(A) desligar o computador.
(B) fechar as janelas do Browser.
(C) limpar o histórico de páginas.
(D) ir para a página inicial do Browser.
(E) voltar à última página visitada.

Gabarito: Letra D

------------------------------------------------------------------------------------

A FUNIVERSA costuma em suas provas cobrar muito a respeito das “Noções de Software Livre”, Segurança da Informação, Excel, conceitos de Internet (Serviços e protocolos) e Painel de Controle do Windows. Nas últimas provas a banca cobrou muito a respeito de nomes de aplicativos, portanto é importante o candidato fazer uma pesquisa sobre programas navegadores da Web e gerenciadores de correio eletrônico.

(FUNIVERSA CAESB 2005) Sobre as modalidades de licenciamento de software, assinale a alternativa correta:

a. Legalmente só é permitida a utilização de programas “freeware” para pessoas físicas ou instituições sem fins lucrativos.

b. Grandes empresas, que adquirem programas pela modalidade de licenciamento “payware” podem fazer a instalação dos programas nas filiais da empresa com as mesmas licenças adquiras para a sede
da matriz

c. Programas da categoria “Open Source” são aqueles cujo autor libera aos usuários não só o direito de usar gratuitamente o programa, mas também seu estudo e modificação do código-fonte.

d. Qualquer programa licenciado pela modalidade “Shareware” pode ser copiado e instalado em qualquer computador, sem que haja pagamento de licenças ao autor.

e. Programas obtidos através de download da internet são considerados, automaticamente, programas “Open Source” e, por isso, de domínio público.

Gabarito: Letra C